Itaquerenses cobram melhorias para receber estádio e universidade

 

André Kuchar

O Estádio do Corinthians a ser construído perto da estação do metrô Itaquera como palco para a abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e a implantação da Universidade Federal na Avenida Jacu Pêssego deixaram os seus 528 mil habitantes eufóricos. No entanto, os impactos na região desses dois mega-empreendimentos são motivos de preocupações e, principalmente, de cobranças. Durante audiência pública sobre orçamento para 2011, realizada na Câmara Municipal nesta quinta-feira, dia 18, representantes de quatro entidades de Itaquera, além da vereadora Juliana Cardoso (PT), questionaram autoridades da Prefeitura sobre os investimentos em infra-estrutura para receber esses dois projetos.

“O anúncio do estádio em Itaquera é recente, mas certamente o município vai se preparar para revitalizar a região, inclusive a Avenida Jacu Pessego. Por enquanto, para obras em 2011, está destinada verba de R$ 5 milhões para complementar a Nova Radial”, disse o secretário de Infra Estrutura Urbana (SIURB), Elton Zacarias. “Quanto ao entorno do estádio, o Comitê de São Paulo para a Copa do Mundo deverá definir todas as melhorias necessárias junto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Acredito que haverá tempo hábil até 2014 para terminarmos as melhorias”.

As obras complementares da Nova Radial deverão fazer a ligação para a Avenida Salvador Gianetti, em Guaianases. Para isso, deverá ser erguido um viaduto, além de obras de túneis e melhorias dos acessos ao longo da via como a pavimentação da Rua Chá dos Jesuítas. Segundo o secretário de SIURB a previsão de abertura de licitação para tomada de preços dessas obras é no começo de dezembro.

Para o professor Valter Costa, do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste (FDZL), os dois projetos anunciados para Itaquera devem impulsionar o desenvolvimento econômico da Zona Leste, mas existem questões a serem resolvidas. “Queremos conhecer os projetos que vão mudar a região tanto no sistema viário como meio ambiente, transporte, educação, esporte e cultura”, comentou. “As respostas na Câmara foram evasivas, por isso estamos pedindo audiência para saber dos detalhes dos projetos”.

DOCUMENTOS COM REIVINDICAÇÕES

O presidente do FDZL Antonio Gomes, entregou documento assinado por mais entidades como o Clube dos Lojistas de Itaquera e o Movimento Nossa Itaquera externando as reivindicações dos moradores locais quanto às obras a serem executadas. Também participaram da audiência como representantes da Parada XV, Jorge Macedo e o professor Chundi Kawanami, a presidente da Associação Ética e Arte Andréa Alves Carvalho e as diretoras Cleusa Gomes Silva e Luana Cristina.

O documento entregue para a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara foi extraído de reunião realizada no salão do Centro Itaquerense das Famílias Amigas (CIFA), que teve a participação da vereadora Juliana Cardoso e do deputado Estadual Adriano Diogo, além de religiosos e lideranças comunitárias.

Essa reunião também elaborou outro documento entregue à Câmara Municipal solicitando a inclusão de R$ 35 milhões no orçamento da Prefeitura para 2011 para aquisição do terreno de 175 mil m² da antiga metalúrgica Gazarra. Esse foi o local escolhido para abrigar a futura Universidade Federal da Zona Leste e que já foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura.  

Compartilhe este artigo