Publicação traz um diagnóstico de SP a partir de indicadores e metas

 

A avaliação da população em relação ao bem-estar na cidade revelada pelo IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) é o que baliza a comparação traçada com outros indicadores e com metas de gestão na publicação que o Movimento Nossa São Paulo vai lançar na próxima terça (30/3). 

O IRBEM construído em duas etapas – em uma consulta pública com a participação de 36 mil pessoas e na consolidação dos dados em pesquisa proporcional feita pelo Ibope – aponta como a população avalia a própria qualidade de vida em 25 temas, alguns com aspectos subjetivos, como relações humanas e espiritualidade e outros, objetivos, como trabalho e educação. 

A partir da avaliação da população, a publicação elaborada pelo Movimento faz a relação com a situação objetiva nas 31 subprefeituras revelada pelos indicadores do Observatório Cidadão, as metas que a sociedade civil considera ideais (apresentadas à Prefeitura de São Paulo como propostas para a atual gestão) e as metas da Prefeitura colocadas na Agenda 2012 (o Programa de Metas da atual administração).

O esforço de trazer lado a lado a comparação entre dados que oferecem um diagnóstico da cidade, resultou em uma publicação inédita que tem como objetivo não ser apenas material de consulta. A ideia é que as informações reunidas de forma sistematizada possam subsidiar ações desenvolvidas pela iniciativa privada, tanto de empresas quanto do terceiro setor, e pelo poder público. A publicação vai contribuir também para as organizações da sociedade civil, as lideranças comunitárias e os cidadãos monitorarem a qualidade de vida na cidade, as prioridades da administração municipal e, a partir disso, incidir nas políticas públicas com propostas.

O lançamento será realizado dia 30, às 17h30, Teatro Anchieta, no Sesc Consolação – rua Dr. Vila Nova, 245. Os interessados devem enviar mensagem para zuleica@isps.org.br para confirmar presença.

Compartilhe este artigo