Movimento participa de Conferência de Cidades Inovadoras em Curitiba


As experiências de atuação em rede do Movimento Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis serão abordadas na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010), em Curitiba. O evento que ocorre entre os dias 10 e 13 de março vai receber mais de 70 especialistas de todo o mundo para debater caminhos para a construção de cidades mais inovadoras, prósperas e humanizadas.

A conferência trará experiências de planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas que buscaram aliar o desenvolvimento econômico, social e ambiental. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com as prefeituras de Curitiba, Lyon (França), Bengaluru (Índia) e Austin (Estados Unidos) e com apoio institucional das Nações Unidas.

Mauricio Broinizi, Secretaria Executiva do Movimento, fará parte do painel “Projeto Bogotá como Vamos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis”, das 11h às 13h, ao lado de Ernesto Costés, do movimento Bogotá Como Vamos.

Já Oded Grajew, também da Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo, vai participar no dia 12, das 15h às 17h, do painel “Experiências de Inovações para a sustentabilidade”, ao lado dos palestrantes Marc Weiss, Jeff Olson e Oscar Diaz.

Representantes de mais de 60 cidades em todo o mundo, já confirmaram presença na CICI2010. Alguns participantes de destaque que participarão da conferência são Steve Johnson (EUA), autor de seis best-sellers que influenciaram desde ações de planejamento urbano até a luta contra o terrorismo; Pierre Lévy (Canadá), filósofo que estuda o conceito de inteligência coletiva; Marc Giget (França), diretor-fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação; Jaime Lerner (Brasil), arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba; Jeff Olson (EUA), arquiteto e urbanista envolvido em projetos que contemplam espaços verdes e meios de transporte alternativos; Marc Weiss (EUA), presidente do Global Urban Development e líder do projeto Climate Prosperity; e Clay Shirk (EUA), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University. A lista completa e o currículo dos palestrantes estão no site www.cici2010.org.br.

O evento está dividido em quatro grandes temas:
– “O reflorescimento das cidades", com experiências de inovações sociais e tecnológicas para a construção de um novo ambiente urbano;
-"A reinvenção do governo a partir das cidades", que trará inovações em gestão e experiências de inovações políticas e da cidade como sistema vivo;
-"A governança do desenvolvimento nas cidades", uma mostra de experiências de inovações para o desenvolvimento local e apresentação de experiências de inovações para a sustentabilidade;
– "Cidade-rede e redes de cidades", que servirá para a formação do núcleo da Rede de Cidades Inovadoras.

Paralelamente à CICI2010 serão realizados outros eventos integrados, como a Conferência Internacional sobre Redes Sociais, o 1º Encontro Internacional de Cidades de Médio Porte e o 2º Encontro de Governos Locais da Índia, Brasil e África do Sul. E será lançado o projeto "Curitiba, Cidade Inovadora 2030", que visa transformar a cidade e sua região metropolitana em um espaço propício à inovação, à educação e ao surgimento de uma indústria mais sustentável.
Informaçoes e inscrições: www.cici2010.org.br.

Leia também: "O futuro do planeta está nas cidades" – Folha de S.Paulo

Compartilhe este artigo