Apenas duas subprefeituras de SP têm 2 livros por morador, como recomenda Unesco

 

O número de livros per capita em São Paulo não atinge o recomendado pela Unesco, de no mínimo 2 por habitante, em nenhuma das 31 subprefeituras, quando se refere ao acervo voltado para os adultos (pessoas com 15 anos ou mais). Com relação aos livros infanto-juvenis, apenas duas subprefeituras seguem a orientação da Unesco – Mooca, com 2,33 per capita, e Vila Mariana, com 2,27. É o que mostram os indicadores “Acervo de livros para adultos das bibliotecas municipais per capita” e “Acervo de livros infanto-juvenis das bibliotecas municipais per capita” do Observatório Cidadão Nossa São Paulo.

Conforme os dados do Observatório, duas subprefeituras têm índice zero por habitante de livros infanto-juvenis e para adultos: São Mateus e Cidade Ademar.  E Parelheiros também tem acervo zero para crianças e jovens.

Os indicadores trazem dados de 2008 e foram construídos com o cruzamento de informações da Secretaria Municipal de Cultura (números de acervo das bibliotecas municipais e pontos de leitura) e da Fundação Seade (população por faixa etária).  Ao acessar a página de cada indicador, é possível ver também os números de 2006 e 2007, basta baixar a planilha completa das subprefeituras na versão em Excel.

Os dados com acervo de bibliotecas foram reformulados no Observatório – antes a fonte de informação era a Secretaria Municipal de Planejamento, que somava o acervo de livros com o de periódicos e documentos.  Agora, os indicadores trazem especificamente os números de livros por habitante. Em breve, um novo indicador será elaborado e divulgado no Observatório, com informações sobre todo tipo de publicação disponível nas bibliotecas públicas da cidade, incluindo periódicos e documentos.

Compartilhe este artigo