“WikiCrimes tem mapa da violência no Brasil” – Blog Milton Jung

 

Os moradores de um bairro se reúnem e passam a levantar informações sobre casos de violência na região. Assaltos a residências, roubos de carro, furtos de celular ou sequestros relâmpagos são registrados no endereço em que houve a ocorrência a partir de um mapa que está à disposição na internet. A partir desta coleta, a polícia é mobilizada para atuar nos pontos em que mais ocorrem os crimes.

Esta ação comunitária se torna possível a partir de serviço desenvolvido pelo professor de computação da Universidade de Fortaleza, Vasco Furtado, com base em tecnologia que promove a construção colaborativa do conhecimento. O Wikicrimes está no ar há dois anos e nesta etapa inicial mobiliza comunidades para que estas registrem os atos de violência, mesmo aquelas que não foram transformadas em boletim de ocorrência.

Houvesse o apoio oficial das autoridades de segurança, o serviço conseguiria ter uma dimensão ainda maior, mas apenas o Estado de Minas Gerais se dispôs a colaborar até o momento. Em Fortaleza, onde vive o criador do serviço é onde está o maior número de casos registrados. São Paulo ainda tem pouca participação do cidadão.

Ouça a entrevista do professor Vasco Furtado.

Para conhecer mais o Wikicrimes, acesse aqui

Compartilhe este artigo