Nossa São Paulo participa de evento na ONU para o lançamento dos ODS

A Rede Nossa São Paulo (RNSP), organização da sociedade civil apartidária e sem fins lucrativos, participa do evento paralelo à Cúpula de Desenvolvimento Sustentável nas Nações Unidas nesta sexta-feira (25/9).

Na abertura da 70ª Assembleia Geral da ONU serão apresentados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que irão substituir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), que se encerram agora, após 15 anos de seu lançamento.

A intenção dos ODS, até 2030, é ampliar e aprofundar as metas propostas pelos ODM, agregando o foco da sustentabilidade. São 17 objetivos e 169 metas que propõem erradicar a pobreza e a fome; combater desigualdades dentro dos países e entre eles; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas; e garantir uma proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais.

Nesta perspectiva, a Rede Nossa São Paulo apresentará o Programa Cidades Sustentáveis e como esta iniciativa pretende contribuir para a implementação dos ODS no Brasil. O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de toda a sociedade.

Até o momento, 283 municípios brasileiros aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis. Neste total estão incluídas 22 capitais brasileiras. As 283 Cidades signatárias do PCS reúnem uma população de 67.665.692 habitantes, o que representa 33% da população nacional, de acordo com a projeção do IBGE.

O processo eleitoral de 2016 configura-se como um momento importante para avançar na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Neste sentido, o  Programa Cidades Sustentáveis vai propor aos candidatos às prefeituras municipais que se comprometam a incluir em seus planos de governo propostas concretas para o desenvolvimento sustentável. A Plataforma Cidades Sustentáveis será adaptada para incorporar e municipalizar os ODS. Desta forma, os gestores públicos terão uma importante ferramenta, com objetivos, referências de metas, indicadores e um banco de boas práticas nacionais e internacionais que contribuirão para o cumprimento dos ODS em nível local.

No evento será apresentada a primeira versão da Plataforma Cidades Sustentáveis com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A RNSP também fornecerá ferramentas e metodologia para que a sociedade civil monitore os indicadores dos ODS, a evolução das políticas públicas e a qualidade de vida em cada município signatário.

A RNSP se tornou referência pelo seu pioneirismo nos modelos de controle social criados para promover o desenvolvimento sustentável em centenas de municípios brasileiros.

Serviço

DOS ODM AOS ODS: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA O BRASIL
Evento paralelo à Cúpula das Nações 
Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável 
(NY, 25-27 de setembro de 2015)

16h00 – 16h40: A experiência e os resultados do Brasil nos ODM

Moderação Jeferson Miola, Secretaria-Geral da Presidência da Republica
•    Tereza Campello, Ministra do Desenvolvimento Social e do Combate a Fome
•    Eleonora Menicucci, Ministra-Chefe da Secretaria dos Direitos da Mulher
•    Wagner Caetano, Secretário Nacional de Relações Político-Sociais
•    Yasnaia Pollyanna Werton Dutra, Prefeita do Município de Pombal, Paraíba

16H40 –17h40: Os desafios da implementação dos ODS: as dimensões participativa e federativa

Moderação: Embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho, Ministério das Relações Exteriores
•    Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente
•    Márcio Lacerda, Presidente da Frente Nacional de Prefeitos
•    Carmen Helena Ferreira Foro, Vice-Presidente da Central Única dos Trabalhadores 
•    Maurício Broinizi Pereira, Coordenador Executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis
•    Alessandra Nilo, Grupo de Trabalho sobre ODS da sociedade civil brasileira
•    Jorge Abraão, Presidente do Instituto Ethos 
•    Gabriela Vallim, Movimento “#15CONTRA16 Contra a Reducao da Maioridade Penal”
•    Liana Cirne Lins, Movimento Ocupe Estelita/Professora da UFPE
•    Laura Sobral, Instituto “A Cidade Precisa de Você” 
17h40 –18h00: Perguntas e respostas
18h00:Encerramento 

Compartilhe este artigo