Fórum de Ideias comemora um ano do Movimento Nossa BH

Mariana Barros

Encerrando a 50ª semana do ano de 2009, aconteceu sexta-feira (11) no Sinep (Sindicato de Escolas Particulares), o 1º Fórum de Ideias dos Cidadãos da nossa BH, promovido pelo Movimento Nossa BH. O encontro teve o propósito de reunir moradores da cidade para discutir propostas de ações públicas que visam qualidade de vida e sustentabilildade. O Fórum faz parte das comemorações do primeiro aniversário do Movimento Nossa BH.

Os participantes fizeram sugestões sobre o que o morador de BH quer dar de presente para a cidade. As sugestões vão ajudar a nortear ações do Nossa BH em 2010. No debate com o público, foram discutidas demandas para Belo Horizonte. “Precisamos de um forte acompanhamento no dia-a-dia dos vereadores”, sugeriu Patricia Faria, voluntária do Grupo de Trabalho de Cultura. “Temos que trabalhar mais a campanha do voto consciente”, afirmou Beth Sily, da associação dos moradores do bairro Floresta. O esforço de utilizar transportes mais coletivos para diminuir as emissões de CO2 e o comprometimento com a cidade foram sugestões citadas mais de uma vez. “Temos que ter como prioridade a opção por meios de transporte que não o individual”, sintetizou Andre Kraemer, estudante de arquitetura da UFMG e voluntário no GT de Mobilidade Urbana.

Também durante o evento, Cecília Siffert, superintendente da Fundamig (Federação Mineira das Fundações e Associações de Direito Privado) e voluntária do Nossa BH, apresentou as ações do Movimento em 2009 e as propostas já organizadas para 2010. Em seguida, o tema protagonismo foi foi abordado na palestra de Walter Braga, presidente da Walia Inteligência Empresarial.

Divulgando as boas ideias das cidades brasileiras, Adriana Torres, do CeMais/IGS, em parceria com Ana Fisch, do Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, apresentou ações de outros movimentos sociais que compartilham com os mesmos propósitos do Nossa BH.

O 1º Fórum chegou ao fim com os participantes marcando o próximo encontro. “A discussão foi muito qualificada. Saio daqui com energia de continuar trabalhando para mudar a realidade dos problemas da nossa cidade”, afirmou Renata Gazinelli, educadora da Rede Pitágoras. “Precisamos agir com desejo por algo que podemos conquistar. A felicidade está no desejo, e não na carência. Então, vamos ser protagonistas naquilo que desejamos”, declarou Walter Braga. “Estamos satisfeitos com o encontro, mas a nossa sociedade precisa participar mais das discussões sobre os problemas da cidade. Sendo participante temos argumento para reclamar e ser atendido. Não basta reclamar e não agir. Temos que desejar a mudança daquilo que nos incomoda”, finaliza Claudia Oliveira, secretária executiva do Nossa BH.

O 2º Fórum de Ideias deve acontecer entre os meses de março e abril e até lá o Movimento Nossa BH pretende mobilizar mais pessoas e entidades. No enceramento do Fórum, Cecilia finalizou: “É aquele velho conhecido de todos nós: a união faz a força”.

Compartilhe este artigo