Audiência pública na Assembléia Legislativa debate ampliação do porto de São Sebastião

 

Atendendo a solicitação do deputado Chico Sardelli, Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) e por indicação da bancada do PV, será realizada no dia 20 de outubro de 2009, às 14h30, na Assembléia Legislativa de São Paulo, audiência pública para debate de questões sobre a ampliação do Porto de São Sebastião.

Um dos dois projetos do governo de São Paulo prevê ampliar em 30 vezes a capacidade do porto, alcançando 1,5 milhão de contêineres por ano. O plano também abre possibilidade para a movimentação de navios conhecidos como "gigantes dos mares" – com quase 400 metros de altura. O número de navios ancorados aumentará de quatro para 18 por vez. O governo pretende começar parte dês obras já no ano que vem.

ONGs, entidades e políticos de Ilhabela se mobilizam contra a ampliação do porto, devido aos impactos na cidade. A preocupação de todos é que as operações portuárias, que hoje ocupam uma pequena parte do canal, podem triplicar, formando uma enorme barreira de contêiners em frente à ilha.

Segundo o Movimento Nossa Ilha Mais Bela, haverá impacto com o lançamentos de efluentes, vazamento de óleo, risco de pequenos acidentes e aumento da população. Moradores temem que as mudanças afastem turistas e restrinjam a passagem de barcos de passeio justamente na capital nacional da vela, como Ilhabela é conhecida.

Data: 20 de outubro de 2009
Horário: 14h30
Local: Assembléia Legislativa de São Paulo
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo – SP
Telefone: 11 3886-6122
 

 

Compartilhe este artigo