Mendoza, na Argentina, passa a integrar a rede de cidades sustentáveis da América Latina

 

Com a crença de que o fortalecimento da sociedade civil é um dos princípios básicos para o pleno exercício da cidadania, o jornal Los Andes, a Fundação Avina e a organização de responsabilidade social empresarial Valos criaram o Movimento Nuestra Mendoza (Nossa Mendoza). A iniciativa tem como objetivo envolver a população, governos, instituições e empresas para melhorar a qualidade de vida em Mendoza e tornar a cidade mais justa e sustentável para as gerações futuras.

A cidade Argentina é a primeira do país a integrar a Rede Cidadã por Cidades Justas e Sustentáveis da América Latina. O movimento em Mendoza nasce inspirado em iniciativas semelhantes como o Movimento Nossa São Paulo e Bogotá Como Vamos, na Colômbia. O lançamento ocorreu em evento no dia 13 de maio, com a presença do governador e do vice da província, dos ministros (cargos equivalentes ao de governador, vice e secretários de estado) e dos intendentes (equivalente a prefeitos).

Os principais eixos de atuação do Nuestra Mendoza é a formação do Observatório Cidadão – um programa que visa selecionar, organizar, analisar e monitorar os principais indicadores de qualidade de vida da Grande Mendoza (que reúne a própria cidade e outras 5 vizinhas); e desenvolver ações de educação e participação cidadã.

De acordo com Fernando Barbera, um dos idealizadores do movimento, há muitas organizações interessadas em participar, e a próxima ação a ser feita  agora é envolver as entidades da sociedade civil e as universidades para realizar um trabalho em rede.

Visite o site do Nuestra Mendoza 

 

Compartilhe este artigo