“Plantando o futuro” – Revista da Folha

 

por Rafael Balsemão

Em meio ao cinza e à poluição da capital paulista, florescem 50 construções ecologicamente corretas. São prédios erguidos ou reformados seguindo uma série de exigências que, em breve, devem lhes garantir um certificado verde: o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design).

Em todo o país, estão em andamento 82 processos -60% deles em terrenos localizados na Grande São Paulo.

É a mesma cidade que há duas semanas figurou apenas na 100ª posição num ranking ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, em um universo de 322 municípios.

Os dois dados mostram o potencial e os desafios de uma metrópole diante da questão da sustentabilidade. "A capital concentra as maiores construtoras, que conhecem os benefícios econômicos de edificações verdes", afirma Nelson Kawakami, diretor-executivo da Green Building Council Brasil, ONG responsável pela certificação no país.

Prédios inteligentes -com sistema de energia alternativa e outras tecnologias limpas- fazem bem ao marketing das empresas. Pontos também para a cidade.

A Revista selecionou oito iniciativas, algumas embrionárias, que revelam o esforço que a metrópole de 11 milhões de habitantes começa a fazer para se tornar um lugar mais habitável e de bem com a natureza.

É um convite para ver o resultado da reciclagem do lixo de megaeventos de música, para plantar esperança em hortas junto com crianças da pré-escola e pegar a linha experimental do ônibus movido a etanol que polui menos.

"São experiências bem-sucedidas que deveriam ganhar escala de política pública", afirma Oded Grajew, 64, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e integrante do Movimento Nossa São Paulo. "A cidade precisa de um plano para daqui a 20, 30 e 40 anos."

A aposta na sustentabilidade ainda é cara. Os resultados, no entanto, a médio e a longo prazo, não deixam dúvidas de que não há melhor investimento do que o feito em qualidade de vida.

Confira nas próximas páginas espaços, experiências e projetos conduzidos por gente que acredita numa metrópole menos árida e mais humana.


1 – Horta na escola
2 – Passarela verde
3 – Ônibus a etanol
4 – Edifício certificado
5 – Eco bairro
6 – Casa do futuro
7 – Um show de reciclagem
8 – Academia sustentável

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.

Compartilhe este artigo