“Jovens são os menos preocupados com a preservação ambiental” – Jornal Destak

 

Fonte: Jornal Destak

Ibope revela que só metade dos brasileiros na faixa dos 12 aos 24 anos se dispõe a reciclar lixo e mudar estilo de vida para beneficiar natureza; entre os mais velhos, percentual supera os 60%.

Por Da redação

O jovem brasileiro é menos preocupado com as questões ambientais que o restante da população adulta, mostra levantamento feito pelo Ibope. Os dados, obtidos com exclusividade pelo Destak, foram colhidos a partir de 9.088 entrevistas com pessoas de 12 a 64 anos, entre agosto de 2007 e janeiro de 2008. Nove regiões do país, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, foram pesquisadas.
O estudo elaborou seis questões relacionadas ao ambiente. Quando perguntados, por exemplo, se estariam dispostos a mudar seu estilo de vida em benefício da natureza, 50% dos jovens entre 12 e 19 anos e 53% entre 20 e 24 anos responderam afirmativamente, contra 64% da população acima de 24 anos.


O índice menor de respostas positivas de jovens se repete nas outras cinco perguntas, quando comparadas às dos entrevistados com mais de 24 anos (veja quadro).

Especialistas apontam a educação nas escolas como uma das principais causas do menor engajamento.

“A educação tem de ter um papel ambiental, falta isso. Hoje em dia, perdeu-se o sentido original, que é educar para a vida, privilegiando-se mais a competição e o vestibular”, avalia Rafael Ferreira, educador do Instituto Romã.

“O ensino de ambiente não pode acontecer de forma isolada, ele tem de ser integrado às outras disciplinas”, diz Malu Freire, coordenadora de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Para ela, a publicidade também tem sua parcela de culpa no problema. “Os comerciais, que atingem em cheio os jovens, raramente abordam os prejuízos causados pelo consumo de alguns produtos.”

Ferreira levanta ainda outra hipótese para o menor interesse: déficit de natureza. “Eles têm cada vez menos contato com o ambiente.”
O educador ressalta que as experiências vivenciais são fundamentais. “Para você mudar um hábito ou uma atitude, não adianta ter apenas a informação na teoria.”

‘Escola ensina pouco sobre a natureza’, diz estudante
Aluna do 3º ano do ensino médio na rede estadual paulista, Ágata Salgado, 17 anos, é, desde 2006, monitora do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), coordenado pelo Instituto Florestal de São Paulo. O interesse em participar da ação surgiu quando o programa realizou uma oficina em sua escola.

Segundo a estudante, no entanto, o ensino de ambiente na aula é pouco. “Não há contato com a natureza.” Para ela, mais jovens poderiam se interessar pelo tema se o aprendizado acontecesse de forma prática.

 

 

 

 

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