16% usam sacolas a mais no mercado


Fonte: Publimetro

Duplicar sacolas para evitar rasgo é prática comum

VOCÊ JÁ UTILIZOU mais de uma sacola plástica na hora de empacotar uma compra de supermercado? Se a resposta for positiva, você faz parte dos 16% dos consumidores paulistanos que duplicam as sacolinhas com medo de os produtos se espatifarem no chão.

O número é de uma pesquisa da empresa SP Trade, que revela também que 61% da população utiliza a sacola apenas até a metade da sua capacidade, justamente por não confiar na qualidade do produto.

Para reduzir o desperdício, supermercados e indústrias resolveram se mexer e lançam hoje, em 16 supermercados de São Paulo, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. Em 30 dias, aprevisão é que o programa seja espalhado para outras nove capitais. A iniciativa, porém, levou um ano e meio para sair do papel.

A campanha terá a distribuição de sacolas plásticas de melhor qualidade, fabricadas de acordo
norma de qualidade do Inmetro, segundo Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida Instituto Socioambiental de Plásticos, um dos coordenadores da campanha.

Segundo ele, as novas sacolas têm capacidade para 6 kg, o que dispensa o uso sobreposto.

As atuais têm capacidade para cerca de 3 kg. As novas sacolas são feitas com um plástico de maior espessura e serão identificadas com um selo de qualidade.

Com a campanha, as empresas envolvidas esperam diminuir em 30% (5,5 bilhões) o número de sacolas plásticas por ano no país.

“Isso significa também uma ajuda importante ao meio ambiente, nosso foco na campanha”, lembra Assis.

De acordo com a Limpurb, órgão municipal de coleta de lixo, 12% das 15 mil toneladas de lixo recolhidas por dia em São Paulo são plásticos.
Na coleta seletiva, 28% são plásticos recicláveis.
GUILHERME COSTA

Sacolas têm versões ‘retornáveis’
Alguns supermercados estão vendendo sacolas “retornáveis”, mais resistentes e “ecologicamente corretas” do que as convencionais de plástico. O Pão de Açúcar, por exemplo oferece sacolas feitas em TNT (tecido não-tecido), que custam R$ 3,99. A rede de supermercados Wal-Mart também entrou na onde e vende uma sacola feita de algodão orgânico por R$ 2,00.

 

Compartilhe este artigo