Vila Madalena testa banco de dados para integrar escola e comunidade


Formar um banco de dados virtual com informações sobre empresas, escolas, organizações e instituições (públicas e privadas) que contribuem para que a comunidade seja um espaço de formação e aprendizagem. Esse é o objetivo do software BairroEscola.Net lançado nesta quarta-feira (28/05) e desenvolvido a partir de uma parceria entre a ONG Associação Cidade Escola Aprendiz e alunos da Fundação Vanzolini, instituição de ensino gerida por professores da Escola Politécnica da USP.

O software está sendo usado inicialmente em uma experiência piloto na Vila Madalena, em conjunto com a Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira dos Santos. O banco de dados organizado no vilamadalena.bairroescola.net já começou a reunir informações de serviços e experiências de educação comunitária dos parceiros que participam e dos vão integrar o projeto bairro-escola na Vila Madalena. Cada experiência ou serviço cadastrado no banco de dados poderá ser pesquisado por tema, tipo ou palavra chave. O conteúdo será aprimorado conforme as necessidades observadas no projeto piloto.

Segundo Natacha Costa, diretora geral da Cidade Escola Aprendiz, o objetivo é multiplicar o uso do software e reunir em um único banco de dados virtual todas as experiências de bairro-escola que venham a se desenvolver em São Paulo e no País.

O conceito de bairro-escola se baseia nos pressuposto de que a comunidade e a cidade podem se transformar em espaços de aprendizagem desde que haja integração de agentes sociais como a família, a escola, o poder público, empresários para administrar as potencialidades educativas locais. Dessa forma, é possível construir uma escola sem muros, aberta à comunidade, que beneficie a todos e também seja cuidada por todos.

 

 

Compartilhe este artigo