Andar de automóvel ou pegar um ônibus, o que sai mais em conta?

Do portal Mobilize

 

Uma comparação dos custos de deslocamentos de carro, táxi, moto, transporte público  – ônibus, metrô e trem – e bicicleta na capital paulista, realizada com ajuda de uma ferramenta (a Calculadora da Mobilidade Urbana, lançada pelo jornal O Estado de S. Paulo) traz o cálculo do quanto se gasta para locomover-se na cidade.   
 
Ao contrário do que muitos pensam, em determinados casos compensa mais andar de carona do que de ônibus. Por exemplo: para um percurso de até 10 km, duas pessoas em um carro popular como o Celta gastam, cada uma, R$ 2,64, enquanto que, se fossem de ônibus ou metrô, cada uma gastaria R$ 3,00.

 

 

Carro no Brasil é barato

Segundo o especialista em mobilidade urbana Eduardo Vasconcellos, "usar o automóvel no Brasil, ao contrário do que pensa a maioria dos proprietários do veículo, é barato". Por outro lado, "a tarifa do transporte público subiu muito mais do que a inflação nos últimos anos, o que acaba produzindo este resultado", afirma Vasconcellos, que é diretor do Instituto Movimento e assessor da ANTP (Associação Nacional de Trasnportes Públicos). 
 
Na sua opinião, este cálculo de mobilidade efetuado pelo jornal, rigorosamente deveria incluir os que recebem vale-transporte e pagam muito menos (cerca de 40% dos usuários), os estudantes que pagam 50% e os idosos que não pagam. O custo "médio" do ônibus daí resultante iria "dimunuir este valor da tarifa", reduzindo ou eliminando assim a vantagem do automóvel. 
 
Como coordenador do Observatorio de Movilidad Urbana da América Latina (OMU), Vasconcellos participou há alguns anos de um estudo financiado pelo CAF – Banco de Desarrollo de América Latina. O estudo, de 2007, revelou que em outros países da América Latina as tarifas de transporte coletivo são inferiores às nossas; e que os custos de uma viagem média de 9 km em automóvel são superiores aos do transporte coletivo. "Mas neste caso devemos considerar que os serviços em geral são piores, e há ainda a questão que já mencionei de que, no nosso país, o aumento foi acima da inflação", observa.

 

Matéria originalmente publicada em: http://www.mobilize.org.br/noticias/5703/andar-de-automovel-ou-pegar-um-onibus-o-que-sai-mais-em-conta.html

Compartilhe este artigo