Plano Municipal da Educação é destaque do Fórum Nossa São Paulo


Luiz Prado – Projeto Repórter do Futuro

No terceiro dia do Fórum Nossa São Paulo, o grupo de trabalho sobre educação enfatizou a importância do Plano Municipal de Educação, durante exposição de propostas.

Participando da mesa de apresentação das proposições, Maria Alice Setúbal, socióloga e diretora do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) destacou a necessidade do projeto. “O plano municipal é importante para não ter descontinuidade da política” afirmou.

Sérgio Haddad, coordenador geral da Ação Educativa, acredita que as demandas apresentadas fornecem uma boa base daquilo que será considerado na elaboração da política educacional. “Nós já temos uma boa base para construir um plano municipal”.

De acordo com Maurício Broinizi secretário-executivo do Instituto São Paulo Sustentável, os anseios também vão ao encontro do que a Secretaria Municipal de Educação precisa fazer. “Uma demanda que contempla quase todas as demandas é o Plano Municipal da Educação”. Para Broinizi, a elaboração de uma política de diretrizes municipais é um instrumento para a concretização das outras reivindicações.

Quatro eixos nortearam as propostas apontadas pelo grupo de trabalho. Gestão e financiamento, mapeamento e atendimento das demandas educacionais, qualidade social da educação para crianças e adolescentes e qualidade social da educação para jovens e adultos foram as principais áreas apresentadas.

Dentre as propostas, destacam-se reivindicações por construção de escolas e universidades, ampliação de vagas na rede pública, criação de disciplinas relacionadas à cidadania, como Ética, e às raízes culturais do país, como História e cultura afro-brasileira e indígena.

“Esse evento é o resultado de uma ampla discussão e mobilização, houve uma participação efetiva de diferentes setores”, ressalta Maria Alice. Já Haddad não vê novidades nas proposições, mas considera que elas mostram exatamente o que tem de ser feito. “O que está lá [nas propostas], em grande parte, são coisas que a elite já tem”. Para o coordenador da Ação Educativa, as demandas apresentadas são básicas, mas fundamentais. “São um direito humano, direito das pessoas terem qualidade”.

A mesa trouxe também anseios de crianças e jovens da periferia. Jéferson, aluno de ensino médio da rede pública, relatou as demandas dos estudantes. Uma das principais propostas é a obrigatoriedade da disciplina de educação sexual nas escolas. Jéferson frisou que a inclusão do tema deve dialogar com as necessidades dos jovens. “Nunca é muito saber sobre a saúde da gente, mas isso precisa ter continuidade, ter profissionais qualificados”, reivindica.

** Os estudantes de jornalismo que participam do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter do projeto Repórter do Futuro realizam a cobertura multimídia do 1º Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável.

 

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