Livro sobre Parque da Cantareira ajuda a compreender o conflito entre conservação e desenvolvimento em São Paulo


A preocupação em alertar a sociedade para a importância de preservar uma área verde essencial para São Paulo, como o Parque Estadual da Cantareira, fundamenta o livro O Ciclo da Caapora – A RMSP e o Parque Estadual da Cantareira, que tem lançamento marcado para o dia 22, às 19h, na Livraria da Vila. 

A historiadora Ana Carolina Moreira Ayres faz um estudo crítico da relação entre o Parque Estadual da Cantareira, tombado no final do século XIX, e a Região Metropolitana de São Paulo. Ao focar o conflito entre desenvolvimento e conservação nesta área da cidade, a autora revela as contradições da legislação ambiental vigente e dos interesses econômicos e políticos envolvidos nos projetos que visam impedir a destruição dos recursos naturais no país.

A obra segue rigor de pesquisa acadêmica, por ser resultado de dissertação de mestrado do Programa de História da PUC-SP. No entanto, mantém linguagem acessível ao público a fim de sensibilizar a todos sobre a urgência de mudança de atitude na sociedade frente à necessidade da preservação ambiental.

Serviço:
Lançamento do livro O Ciclo da Caapora
Data: 22/04, 19h
Local: Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, 915

 

 

 

Compartilhe este artigo