Comerciantes e moradores de Santo Amaro protestam contra desapropriação de imóveis para construção do metrô


Lojistas, trabalhadores e moradores do bairro de Santo Amaro estão organizando um protesto contra a desapropriação de imóveis para a construção da estação de metrô Adolfo Pinheiro, extensão da Linha 5 Lilás. No protesto marcado para dia 22, ao meio-dia, os organizadores prometem parar o trânsito da Avenida Adolfo Pinheiro por 15 minutos.

De acordo com lojistas, a nova estação provocará a desapropriação de 147 imóveis em uma área de 40 mil m2 , que abrange a avenida Adolfo Pinheiro e as ruas Isabel Shimith, São Benedito e Padre José de Anchieta. Ainda segundo os comerciantes, na área a ser desapropriada funcionam dezenas de lojas, uma empresa de telefonia, um supermercado, escolas, clínicas médicas e ambulatórios da Santa Casa, que empregam mais de 10 mil pessoas. “Me preocupo com o impacto social e econômico que esta mudança pode acarretar para a região, que emprega gente de todas as partes da cidade de São Paulo”, afirma Regina Buttner, proprietária de salas comerciais na Avenida Adolfo e uma da organizadoras do protesto.
 
Os proprietários e lojistas da região reivindicam a mudança de local para a construção da estação. “A 50 metros daqui há uma área ainda maior de propriedade dos governos estadual, municipal e da Eletropaulo que é pouco aproveitada”, garante Regina.  


 

Compartilhe este artigo