Melhora no trânsito, só em 2009, com chip


Fonte: Agência Estado – 07/02/2008

Objetivo da secretaria é reduzir a frota de veículos em um terço, depois da instalação de chips nos automóveis

Naiana Oscar
É bom já preparar o humor no início do ano, porque as previsões para 2008 não são muito animadoras. Pelo menos no que diz respeito ao caótico trânsito de São Paulo. O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, disse que "não há muito o que fazer" para melhorar o trânsito até o final do ano. Sua maior aposta para reduzir os congestionamentos está numa medida que só deve sair do papel em 2009: os chips de identificação eletrônica de veículos. A seguir, os principais trechos da entrevista:

O trânsito da cidade tem solução?

Temos uma frota de 5,6 milhões de veículos e um terço dela está irregular. São quase 2 milhões de carros circulando pelas ruas sem licenciamento. Antes de fazer qualquer coisa, precisamos saber qual é a frota real. E vamos conseguir isso com a implantação dos chips eletrônicos. Eles terão o número da placa, do chassi, do Renavan. Com os equipamentos vamos tirar de circulação os carros irregulares.

Qual a previsão para se instalar os chips em São Paulo?

Estávamos trabalhando com a possibilidade de abrir a Parceria Público-Privada para a instalação do chip agora em fevereiro. Isso se a regulamentação da tecnologia fosse concluída em janeiro. Mas como o Denatran ainda não escolheu a tecnologia que será adotada no País, temos que aguardar. Se liberarem no mês que vem, podemos iniciar a implantação no final do ano.

Então, para 2008, o trânsito deve continuar ruim do mesmo jeito?

É, para este ano não há muito o que fazer. Para os próximos anos, se conseguirmos reduzir um terço da frota, melhorar o transporte público e com as novas linhas de metrô em 2010 teremos uma outra situação.

Qual a possibilidade de a Prefeitura ampliar a restrição aos carros?

Dobrar o rodízio é uma medida radical, como também é o pedágio urbano. Sem ter uma análise concreta da frota não é de bom senso tomar medidas desse tipo. É lógico que se não tivéssemos a possibilidade do chip, no prazo de um ano, o estudo dessas medidas mais radicais poderia ser antecipado. Como há esse horizonte, então o bom senso recomenda que aguardemos mais um pouco.

Os especialistas dizem que sem essas medidas o trânsito pode entrar em colapso.

É impressionante como a cidade consegue se moldar ao trânsito. As pessoas mudam seus horários. Aliás, uma idéia muito interessante já adotada em outros países é o escalonamento do horário do comércio. Por que o shopping precisa começar no mesmo horário da farmácia? São medidas menos radicais que o segundo dia de rodízio ou pedágio urbano.

Isso é viável em São Paulo?

Basta conscientização. Da mesma forma com a carona solidária. É uma medida boa? Claro que é, mas as pessoas não estão nem aí. Podemos escalonar o comércio, mas não podemos proibir os comerciantes de chegarem mais cedo.

Mas aí é campanha, publicidade. A prefeitura tem planos paras isso?

A SPtrans e a CET têm dois projetos para tirar carros da rua. A campanha da CET mostra horários e caminhos alternativos, além de incentivar a carona. Na SPtrans, queremos mostrar que em alguns locais não vale a pena ir de carro.

Mas o sistema de ônibus da cidade não é um incentivo.

A fiscalização (dos ônibus) está sendo aumentada, principalmente por causa de limpeza. Deixando o veículo apresentável e melhorando o tempo de percurso incentivamos a classe média a deixar o carro em casa.

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