Mapa da Desigualdade 2020 tem lançamento virtual

Candidatos à Prefeitura de São Paulo participaram do evento

O Mapa da Desigualdade 2020 foi lançado neste dia 29 de outubro. O evento virtual contou com a participação dos candidatos que estão à frente nas pesquisas de intenção de voto das eleições municipais de São Paulo: Bruno Covas (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Jilmar Tatto (PT) e Márcio França (PSB)  – Celso Russomanno (Republicanos) foi convidado, mas não participou.

O Mapa, realizado pela Rede Nossa São Paulo e pelo Programa Cidades Sustentáveis, traz dados que retratam a realidade dos 96 distritos da capital paulista. A edição deste ano conta com indicadores dos seguintes temas: população; meio ambiente; mobilidade; direitos humanos; habitação; saúde; educação; cultura; esporte; e trabalho e renda.

Durante o evento virtual, Jorge Abrahão, coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, falou da importância de ter “uma reversão de prioridades através dos investimentos” e, assim, “investir desigualmente nos desiguais”. Ele afirmou ainda que a questão das desigualdades “merece uma política de estado”.

O candidato à reeleição Bruno Covas afirmou que o Mapa da Desigualdade “é útil na formulação de políticas públicas, é importante para que o governo possa focar o seu direcionamento”.

Por sua vez, Guilherme Boulos enfatizou que o combate à desigualdade não se limita à desigualdade social e de renda, mas também “às várias expressões de desigualdade que existem na cidade de São Paulo, nos vários mundos que coexistem na cidade”. Para ele, “reduzir distâncias sociais, políticas e geográficas é a forma de combater a desigualdade em São Paulo”. Boulos comentou ainda que a “expulsão dos mais pobres para as periferias foi também a expulsão de negros e negras para as periferias”.

Jilmar Tatto reiterou o posicionamento de Boulos e defendeu a geração de empregos “no território através das cooperativas”. O candidato petista falou sobre a necessidade de “fortalecer o Estado” para combater a desigualdade. “Não é privatizando, não é terceirizando que você consegue ter uma política de Estado”, completou.

Já Márcio França defendeu que “educação de qualidade é a grande porta para diminuir a desigualdade”. França destacou os impactos da pandemia na capital paulistana e afirmou que “quem não contaminado fisicamente foi contaminado economicamente”.

Assista ao evento na íntegra no nosso YouTube.

Saiba mais

Mapa da Desigualdade 2020 revela diferenças entre os distritos da capital paulista

Mapa da Desigualdade 2020 – Mapas

Mapa da Desigualdade 2020 – Tabelas

Mais sobre o Mapa da Desigualdade

Desde 2012, a Rede Nossa São Paulo elabora e divulga anualmente o Mapa da Desigualdade, um estudo que apresenta indicadores dos 96 distritos da capital paulista, compara os dados, e revela a distância socioeconômica entre as regiões com os melhores e piores indicadores.

Dessa forma, o Mapa pode ajudar a gestão municipal a identificar prioridades e necessidades da população e seus distritos. Ao contribuir para o entendimento de dinâmicas importantes da cidade, também se coloca como um instrumento para a elaboração de políticas públicas mais inclusivas e a construção de planos setoriais mais integrados.

O Mapa, também, preenche uma lacuna em termos de difusão de informações públicas, amplia o alcance do conhecimento sobre territórios e facilita a assimilação dos dados disponíveis.

Saiu na mídia

Violência contra mulher cresce 64% em SP em 3 anos, diz pesquisa

Mapa das desigualdades em SP explica divisão do emprego por região e tema vira foco das campanhas

Mapa da Desigualdade: 47% das internações em SP são evitáveis com atenção básica

Desigualdade em SP: morador da periferia vive 23 anos menos

Mapa da desigualdade: morador dos Jardins vive 23 anos a mais do que o do Jardim Ângela, na Zona Sul de SP

Compartilhe este artigo