Nossa nova rotina de trabalho como resposta à crise sanitária

Embora nesta semana todos acompanhássemos a expansão do coronavírus em outros países, foi vertiginosa a rapidez com que tanto a consciência quanto as medidas de precaução tomaram conta do Brasil.

A velocidade de expansão do coronavírus vem surpreendendo a todos, lamentavelmente com perda de vidas e impacto para a maioria da população do mundo. Seria desejável que aprendêssemos com esta experiência e buscássemos as causas das, cada vez mais frequentes, epidemias que nos afligem. Problemas estes que têm, inequivocamente, muito a ver com o modelo de desenvolvimento hegemônico no mundo que, sistematicamente, desrespeita a natureza e a biodiversidade, gerando enorme desequilíbrio ambiental e social que resulta em crises humanitárias e de saúde pública cíclicas.

Enquanto não avançamos nesta direção de combater as causas das epidemias e pandemias, resta responder aos momentos de crise com medidas de mitigação e adaptação. As experiências vivenciadas até o momento recomendam a antecipação de medidas, buscando evitar a propagação do vírus.

Assim, orientados pelas recomendações das autoridades de saúde pública, visando contribuir para evitar a disseminação do coronavírus e proteger a saúde de todos, estamos adotando o trabalho domiciliar a partir desta segunda feira, 16/03, pelo período de uma semana, que será reavaliado semanalmente em função do contexto da cidade e do país.
Neste período, continuaremos à disposição para atender parceiros e o público em geral pelos meios virtuais.

Esperamos que todos se cuidem para evitar a difusão do vírus e superar, coletivamente e no mais breve tempo possível, esta crise humanitária.

Jorge Abrahão
Coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis

Compartilhe este artigo