Evento reúne especialistas para debater o meio ambiente e a cidade

Os resultados da pesquisa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente”, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência, foram apresentados em evento realizado no Sesc Itaquera, no dia 15 de maio. O encontro contou debate sobre o tema e apresentação do Coletivo Estopô Balaio.

A pesquisa “Meio Ambiente” faz parte dá série “Viver em São Paulo”, iniciada em 2018. Os estudos são apresentados mensalmente, com recortes temáticos.

Durante o evento, Eduardo Ferreira de Paula, integrante da Coordenação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), ressaltou a desvalorização do trabalho dos catadores e das cooperativas por parte da prefeitura. “Estão querendo acabar com os catadores, não tem investimento nas cooperativas”, disse. Mas lembrou que “a coleta seletiva começou na cidade com os catadores”. Ferreira afirmou ainda: “Tudo aquilo que incomoda a sociedade nós coletamos”.

Outro ponto abordado pelo catador que é, também, fundador da primeira cooperativa de Catadores do Brasil, a Coopamare, foi a contribuição da categoria para a economia da cidade, “geramos emprego e renda”. Elisabeth Grimberg, coordenadora de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis e co-promotora da Aliança Resíduo Zero brasil, completou: “A não reciclagem envolve o maior consumo de energia, água, matérias-primas”.

Grimberg tratou também da responsabilidade dos materiais gerados pós-consumo. “Aqui no Brasil, na política nacional, ganhou o nome de logística reversa, mas na Europa é chamada de responsabilidade estendida, que é a responsabilidade estendida do produtor. Por exemplo, a responsabilidade da Coca-Cola, da Nestlé, da Danone, da Unilever se estende após o consumo, por todo o material que é gerado”, explicou.

Continuando na perspectiva do conceito de resíduo zero, a especialista destacou a importância da coleta da fração orgânica. “Entendemos que coleta seletiva é separada da fração orgânica. Já pagamos por isso, é um direito”, disse. Grimberg explicou sobre o uso de composto orgânico em áreas verdes, de conservação e em cinturões verdes da cidade. Porém, essa informação ainda é pouco disseminada. Para Ferreira, “a população não separa os materiais porque não há uma consciência ambiental. Tem que haver mais cooperativas e mais consciência, mas não é interesse da prefeitura”.

Grimberg explicou ainda os impactos da incineração de materiais, os riscos à saúde humana, os gases tóxicos que se dispersam na atmosfera e lembrou: “não existe jogar fora do planeta”.

Leia também:

Apresentação da pesquisa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente”

Pesquisa completa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente”

Saiu na mídia:

Pesquisa aponta que 60% dos moradores de SP são favoráveis à concessão de parques para iniciativa privada

Preservação de áreas verdes é ruim, aponta levantamento

Metade dos paulistanos considera ruim a manutenção das praças

Moradores da zona leste lideram queixas sobre combate a enchentes

Pesquisa mostra relação dos paulistanos com o meio ambiente

Prefeitura de São Paulo não acompanha aumento da demanda por reciclagem

Compartilhe este artigo