Escola do Parlamento abre inscrições para discutir a participação das mulheres na política

DA REDAÇÃO – CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Brasil ocupa apenas a 154ª posição no ranking internacional sobre a participação da mulher no Legislativo. Segundo levantamento da União Interparlamentar, dos 594 deputados federais e senadores, apenas 67 são mulheres. O número representa 11% das cadeiras.

Já no caso das Câmaras Municipais, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve um aumento tímido nas últimas eleições, em 2016: de 11,33% para 13,51%.

Diante de dados que reforçam a histórica desigualdade de gênero no País, a Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo vai realizar um seminário para aprofundar o debate sobre o tema.

O objetivo é apresentar estudos sobre a participação feminina na política brasileira, além de trazer relatos e pontos de vistas das mulheres que ocupam cargos públicos. O evento vai contar com a presença de vereadoras que atuam no Legislativo Paulistano.

Palestrantes

O curso será dividido em duas aulas, a partir da semana que vem. Na primeira (31/8), as vereadoras Samia Bonfim (PSOL) e Patrícia Bezerra (PSDB) vão abordar o tema ‘A mulher na prática política parlamentar: constatações e desafios’. A mesa de estudos será composta pelas convidadas Hannah Maruci Aflalo, mestranda em Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero e Política (GEPÔ); e Marina Merlo, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Já na segunda aula, o seminário contará com a presença de Marina Merlo Merlo, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Marina também é pesquisadora associada do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NIPE/CEBRAP).  A outra palestrante confirmada é Tatiana Ribeiral, doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Tatiana atua ainda como pesquisadora na área de direitos políticos e cidadania (em especial, política comparada – Brasil e México).

As aulas são gratuitas, mas os interessados devem fazer a inscrição na página da Escola do Parlamento, no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

Serviço

Seminário: Mulheres na Política: Entre os Estudos e a Prática
Datas: 29/8 (terça-feira) e 31/08 (quinta-feira)
Hora: das 19h às 22h
Público Alvo: Servidores públicos, assessores de parlamentares, estudantes e demais interessados no tema
Vagas: 100
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Sala Sérgio Vieira de Mello (1º SS), Viaduto Jacarei, nº 100 – Bela Vista, São Paulo – SP

Matéria publicada no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo