Câmara realiza conferência para discutir poluição sonora

DA REDAÇÃO – CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

A Câmara Municipal de São Paulo realizará nesta quinta-feira (28) a III Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora. O objetivo do evento é alertar e sensibilizar os diversos públicos sobre temas como “Educação, saúde e poluição sonora”, “Mobilidade, ruído e vibração”, “Construção Civil e Código de Obras” e “Fontes de Ruído: perturbações que impactam a população”.

A conferência é uma iniciativa do vereador Andrea Matarazzo (PSD), em parceria com a ProAcústica (Associação Brasileira para Qualidade Acústica). As discussões também servirão para aprimorar o Projeto de Lei (PL) 75/2013, dos vereadores Aurélio Nomura (PSDB) e Matarazzo, que fixa metas e prazos para redução de barulho na cidade.

O PL, aprovado em primeira votação, cria o Mapa do Ruído Urbano da Cidade de São Paulo, que deverá conscientizar a população dos efeitos do ruído sobre a saúde humana, identificar as fontes móveis e imóveis de emissão de ruídos, fomentar o uso de novas tecnologias para mitigar as emissões, difundir campanhas educativas sobre as fontes de emissões e suas responsabilidades, fixar ao Poder Público o Plano de Ação para Redução de Ruídos, estabelecer Zonas de Tranquilidade, entre outras ações.

A conferência conta com apoio dos vereadores Aurélio Nomura, Natalini (PV), Ricardo Young (REDE), Paulo Frange (PTB), Ari Friedenbach (PHS), e o presidente da Câmara, Antonio Donato (PT).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.conferenciaruidosp.com.br/inscricao.html. Para mais informações, acesse o site www.conferenciaruidosp.com.br

Manifesto

Para comemorar o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído será realizada nesta quarta-feira (27/4) a medição de ruído e projeção do Mapa Sonoro, em tempo real, na região da avenida Paulista. O ato será complementado com o “Manifesto do Silêncio” que terá, entre suas principais atividades, o bloqueio da via nos dois sentidos por um minuto, entre 14h25 e 14h26. A pausa será realizada de forma simultânea em vários países.

Serviço

Manifesto do Silêncio
Data: 27 de abril
Local:  Avenida Paulista, região próxima à Casa das Rosas, ao Hospital Santa Catarina e à Escola Estadual Rodrigues Alves
Horário: O dia todo, sendo que o “Manifesto do Silêncio” acontece entre 14h25 e 14h26

3a Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora
Data: 28 de abril
Horário: 16h às 22h15
Local: Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei,100, Bela Vista)

Programação
16h00 | Credenciamento
16h30 | Abertura oficial da Conferência Municipal
17h00 | Painel 1 – Educação, saúde e poluição sonora: desafio dos centros urbanos
18h15 | Painel 2 – Mobilidade, ruído e vibração
19h30 | Intervalo
19h45 | Painel 3 – Construção Civil e Código de Obras
21h00 | Painel 4 – Fontes de Ruído: perturbações que impactam a população
22h15 | Encerramento

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.
 

Compartilhe este artigo