Prefeitura inicia implantação de 20 novas salas públicas de cinema

Por meio do Circuito Spcine, as duas primeiras salas nos CEUs Butantã e Meninos entrarão em operação a partir do dia 30, com equipamentos de alta tecnologia. A expectativa é que as outras 18 salas entrem em operação até o fim de maio

De Secretaria Executiva de Comunicação

São Paulo começará a ganhar a partir da próxima semana, por meio do Circuito Spcine, as primeiras 20 novas salas públicas de cinema, que estarão espalhadas por todas as regiões da cidade, montadas com equipamentos de alta tecnologia. 

As duas primeiras salas serão abertas na próxima quarta-feira (30), nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Butantã, na zona oeste, e Meninos, na região do Ipiranga, zona sul da capital paulista. A expectativa é que as outras 18 salas sejam abertas até o fim de maio.

Um estudo da JLeiva apontou que, na média de toda a cidade, 10% dos paulistanos nunca foram a uma sala de cinema. Nas classes D e E, esse número sobe para 30%.

“A gente descobriu que 30% dos paulistanos, ou seja, um em cada três, nunca pisaram em uma sala de cinema. Já imaginou na maior cidade do hemisfério sul uma pessoa nunca ter pisado em uma sala de cinema? Nós vamos acabar com isso e começar com 20 salas de cinema pela cidade inteira, privilegiando a periferia. O cinema é uma forma de ativar a imaginação das pessoas”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, na última terça-feira (22), durante agenda na zona leste.

Das 20 salas do projeto, 15 serão em CEUs, sendo cinco na zona leste, cinco na zona sul, quatro na zona norte e um na região oeste. As outras cinco salas ficam em equipamentos culturais como a Galeria Olido, no centro, duas no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Vergueiro, uma no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes e mais uma na Biblioteca Roberto Santos, no Ipiranga.

“Ficaria muito feliz de ir no cinema e ver ‘Carrossel’, porque nunca fui em um. Quando abrir aqui, vou pedir para todo mundo de casa me trazer todos os dias”, disse Marcela Eduarda de Oliveira, 7 anos, aluna do 2º ano do CEU Meninos e moradora de São Mateus, na zona leste.

Tudo pronto!

Nesta quinta-feira (24), no CEU Meninos, aconteceu um teste das vinhetas que serão exibidas antes dos filmes do Circuito Spcine e apresentação dos equipamentos de projeção cinematográfica adquiridos pelo município. 

O investimento total de equipamentos em todo o projeto foi de R$ 7,4 milhões, além de mais R$ 2,5 milhões para a operação das salas.

“Além de diminuir as desigualdades entre o centro e a periferia, esse projeto pretende fortalecer a cadeia do audiovisual, atuando na formação de público. Queremos que essas salas formem plateia, criem o costume do cinema e fortaleça o público para o cinema nacional”, disse Ana Louback, coordenadora de Difusão da Spcine.

Programação

Por meio do Circuito Spcine, o CEU Meninos contará com exibição do filme “O Escaravelho do Diabo”, dirigido por Carlo Milani, baseado no livro clássico da literatura infanto-juvenil, lançado em 1972 na Série Vaga-Lume. A sessão será na próxima quarta (30), às 16h. Cerca de 200 alunos de escolas da região receberão os ingressos, e outros 150 serão distribuídos gratuitamente a partir das 15h, no local. 

No CEU Butantã, será exibido o filme “Mundo Cão”, do diretor Marcos Jorge, com os atores Lázaro Ramos e Babu Santana. A sessão acontece às 20h, e 300 ingressos serão distribuídos gratuitamente no próprio CEU a partir das 17h. Como preparação para a diversão, a partir das 18h, a Banda Paralela, com Carlos Malta, fará uma apresentação no pátio da unidade.

Quando todas as salas do circuito estiverem em operação, a Spcine estima que serão cerca de 200 sessões semanais, com expectativa de 960 mil espectadores por ano.

Salas do Circuito Spcine

CEU Aricanduva
Rua Olga Fadel Abarca, s/n – Jardim Santa Terezinha – Itaquera

CEU Butantã
Rua Engenheiro Heitor Antônio Garcia, 1700/1870 – Jardim Esmeralda / Butantã

CEU Caminho do Mar
Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Jabaquara

CEU Feitiço da Vila
Rua Feitiço da Vila, 399 – Chácara Santa Maria / Campo Limpo

CEU Jaçanã
Avenida Antonio César Neto, 105 / Jardim Guapira

CEU Jambeiro
Avenida José Pinheiro, 60 – Guaianases

CEU Meninos
Rua Barbinos, 111 – São João Clímaco / Ipiranga

CEU Parque Veredas
Rua Daniel Muller, 347 – Itaim Paulista / São Miguel Paulista

CEU Paz
Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná / Brasilândia

CEU Perus
Rua Bernardo José de Lorena, s/n – Pirituba

CEU Quinta do Sol
Avenida Luís Imparato, 564 – Cangaíba

CEU São Rafael
Rua Cinira Polônio, 100 – Conjunto Promorar Rio Claro / São Mateus

CEU Três Lagos
Estrada do Barro Branco, s/n – Jardim Três Corações / Capela do Socorro

CEU Vila Atlântica
Rua José Venâncio Dias, 840 – Jardim Nardini / Pirituba

CEU Vila do Sol
Avenida dos Funcionários Publicos, 369 – Jardim Capela / Campo Limpo

Galeria Olido
Avenida São João, 473 – Centro

Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Sala Lima Barreto
Sala Paulo Emílio

Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CCTiradentes)
Avenida Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

Biblioteca Roberto Santos – Temática de Cinema
Rua Cisplatina, 550 – Ipiranga

Matéria publicada originalmente no portal da Prefeitura de São Paulo.
 

Compartilhe este artigo