Observatório e Mapa da Desigualdade da Primeira Infância serão lançados nesta terça-feira

Plataforma e indicadores que retratam situação das crianças paulistanas serão divulgados pela Rede Nossa São Paulo e Fundação Bernard van Leer em evento público.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

A cidade de São Paulo, os gestores públicos e a sociedade civil, em especial as pessoas e organizações que atuam na área da infância ou se preocupam com o tema, vão ganhar dois novos importantes instrumentos de informação, análise e planejamento.

Nesta terça-feira (5/12), a Rede Nossa São Paulo e a Fundação Bernard van Leer lançarão o Observatório da Primeira Infância e o Mapa da Desigualdade da Primeira Infância, que retratam a situação das crianças paulistanas de zero a seis anos. 

A divulgação da nova plataforma digital e dos indicadores será realizada em um evento público no auditório do Sesc 24 de Maio, no centro da capital paulista.

Com 130 indicadores, o Observatório da Primeira Infância (OPI) permitirá ao internauta selecionar e comparar até cinco itens que possuam dados por distrito. Por meio dessa interatividade, o interessado poderá saber a situação dos indicadores por ele selecionados em cada um dos 96 distritos da cidade de São Paulo. 

Uma das novidades do OPI é o Banco de Boas Práticas, onde estarão disponíveis experiências exitosas nacionais e internacionais na área da infância. Além de acessar as boas práticas – por Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), eixo do Programa Cidades Sustentáveis ou pelo Urban95 –, o internauta poderá encaminhar sugestões de programas e políticas públicas exitosas para serem incluídas na plataforma.

Alguns indicadores visam chamar a atenção das autoridades e da própria sociedade para a situação das “Crianças Invisíveis”. Ou seja, para as crianças que têm seus direitos básicos violados cotidianamente e não são contemplados por políticas públicas. 

Outro ponto de destaque do Observatório será o espaço virtual “Olhar das Crianças”, onde serão disponibilizadas fotos feitas pelos pequenos e pequenas.  

O Mapa da Desigualdade da Primeira Infância, por sua vez, visa mostrar as diferenças existentes dentro de uma mesma cidade – no caso, São Paulo – em relação à situação das crianças. 

Utilizando a mesma metodologia do Mapa da Desigualdade da Cidade de São Paulo, o estudo inédito revelará o “desigualtômetro” – a distância entre o melhor e o pior distrito – em cada um dos 28 indicadores vinculados à primeira infância. 

Observatório poderá ser replicado em outras cidades

Para que municípios interessados possam elaborar seus próprios Observatórios da Primeira Infância, a Rede Nossa São Paulo e a Fundação Bernard van Leer divulgarão, no mesmo evento, dois guias destinados a facilitar a construção de plataformas semelhantes. 

O Observatório da Primeira Infância em 5 Passos – Guia de Multiplicação explicará como implantar a plataforma, considerando os indicadores, o conteúdo, o banco de boas práticas, entre outros pontos.

Já o Observatório da Primeira Infância – Guia Técnico orientará a instalação da plataforma, incluindo como configurar e cuidar da funcionalidade do sistema. 

Serviço: 
Evento: Lançamento do Observatório e do Mapa da Desigualdade da Primeira Infância
Data: nesta terça-feira, dia 5 de dezembro de 2017
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Sesc 24 de Maio
Endereço: Rua 24 de Maio, 109 – perto da Estação República do Metrô 

Confirme aqui sua presença no evento.
Evento no Facebook. 

Programação do evento:

Abertura – Boas vindas
Representante do Sesc – 5 minutos

Falas institucionais
Jorge Abrahão, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo – 5 minutos
Fernanda Vidigal, coordenadora de projetos da Fundação Bernard van Leer – 5 minutos

Primeira Infância e a cidade
Primeira Infância
Silvia Gomara Daffre, Materne (GT Criança e Adolescente) – 10 minutos

Criança e cidade
Irene Quintáns, arquiteta urbanista, consultora para o programa Urban95 da Fundação Bernard van Leer na América Latina – 10 minutos
Vera Lion, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – Ibeac e do Centro de Excelência em Primeira Infância em São Paulo – 10 minutos

Observatório e Mapa da Desigualdade da Primeira Infância
Observatório da Primeira Infância – Clara Meyer Cabral, coordenadora de indicadores da Rede Nossa São Paulo – 5 minutos

Olhar das crianças – Marisa Villi, Rede Conhecimento Social – 5 minutos

Mapa da Desigualdade da Primeira Infância – Américo Sampaio, gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo – 10 minutos

Caminhos para a redução da desigualdade – Jorge Abrahão, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo – 10 minutos

Secretário de Educação, Alexandre Schnaider (a confirmar) – 10 minutos

Homenagem do GT Criança e Adolescente a João Figueró – 5 minutos

Encerramento – Falas institucionais
Jorge Abrahão, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo – 5 minutos
Fernanda Vidigal, coordenadora de projetos da Fundação Bernard van Leer – 5 minutos

Apresentação musical
Coral infantil da Praça das Artes – 15 minutos

 

Compartilhe este artigo