Haddad: capital terá 50 km/h como velocidade-padrão

Por jornal Destak São Paulo

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou ontem que a velocidade-padrão na capital será de 50 km/h. As duas exceções serão as vias expressas das marginais e o corredor norte-sul, no trecho entre o aeroporto de Congonhas e o centro.

O comentário foi feito após um questionamento sobre a redução de velocidade na avenida 23 de Maio, que, em setembro próximo, terá limite de 50 km/h nos trechos próximos a faixas de ônibus e 60 km/h nos demais. Haddad disse que a medida já é adotada em outras partes do mundo.

"Olha, o padrão da cidade vai ser 50 km/h como é o teto na maior parte das cidades civilizadas. Mundo civilizado trabalha com limite máximo de velocidade porque toda a literatura sobre o assunto recomenda isso. As pessoas às vezes, ou por ignorância ou por má-fé, negam que existe uma literatura consolidada sobre o assunto. Então o padrão em São Paulo vai ser esse", afirmou.

Em vias locais, a velocidade será de 40 km/h. A mudança do padrão – atualmente é de 60 km/h – já está em estudo, segundo havia adiantado o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, no início do mês passado quando do anúncio da redução das velocidades nas marginais.

Veto ao veto

O Ministério Público Estadual deu parecer contrário ao pedido da OAB-SP de vetar a redução de velocidade nas marginais.

Em decisão na segunda-feira (3), o juiz responsável pelo caso deu prazo de dez dias para que a entidade faça a impugnação. Depois disso é que ele vai decidir se acata ou não o pedido da OAB-SP.

Matéria publicada originalmente no jornal Destak São Paulo.

 

Compartilhe este artigo