Escola de Governo promove Seminários aos Conselheiros Participativos das Subprefeituras

Após a palestra magna do último dia 27/9, com Jorge Kayano, neste sábado 11/10, Maurício Broinizi e Oded Grajew falarão sobre as desigualdades no município de São Paulo.

Com informações da Escola de Governo de São Paulo

Neste sábado (11/10), das 10h às 12h30, dando continuidade aos Seminários de Formação para Conselheiros Participativos, Maurício Broinizi e Oded Grajew, coordenadores da Rede Nossa São Paulo, falarão sobre as desigualdades no município de São Paulo. O evento será realizado no Auditório da Uninove Vergueiro (Rua Vergueiro, 235/349, Liberdade).

A Rede Nossa São Paulo tem o "Observatório Cidadão" que é composto de dados de todas as áreas nas Subprefeituras e distritos de forma georeferenciada. Será muito importante para o Conselheiro ter informações relevantes sobre como está seu distrito/subprefeitura e ver quais são as necessidades locais e também geral da cidade.

Olhares sobre a Desigualdade: vamos refletir?

Em 26 de abril de 2014, no Seminário de Formação Básica dos Conselheiros Participativos Municipais – Fase I, ministrado pela Escola de Governo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, iniciou-se, em aula magna, uma discussão sobre processos participativos na gestão municipal, em que foi possível refletir que os problemas do Município demandam atuação de diversos agentes para sua superação, de forma descentralizada e com participação social efetiva.  

O papel dos Conselhos e dos conselheiros participativos fica evidente neste processo como pudemos observar e discutir no encontro de 27 de setembro. Para dar continuidade, cada conselheiro agora é convidado para um exercício de reflexão sobre o tema do próximo encontro, qual seja: DESIGUALDADE.

No dia a dia é comum ouvir frases como “vivemos em um país com muita desigualdade”. Isso é verdade? E se for, o que isto significa?

O Brasil é indicado entre os países que observaram maior crescimento e avanço social e, ao mesmo tempo, tem uma das piores distribuições de renda do mundo.  Antigamente se dizia que “o bolo deveria crescer para depois ser repartido”. Hoje há mais consciência de que é preciso combater a desigualdade, até porque somos um dos países maiores produtores de riquezas. Aliás, qual a diferença de igualdade e equidade?

Qual é o lugar e o perfil da desigualdade realidade social brasileira? Quais estatísticas demonstram isso? E em nossa cidade? Fontes como o Mapa da Exclusão Social[1] e os dados do Observatório da Rede Nossa São Paulo[2]. A Rede disponibiliza um Quadro da Desigualdade.

Vale refletir: a desigualdade é mesmo passível de ser verificada no Estado de São Paulo? E no Município Paulista? E nas Subprefeituras? E nos Distritos? Olhando ainda mais para perto: há igualdade nos bairros? Ao caminhar pelas ruas de São Paulo o que se vê é também um retrato dos dados acima mencionados?

Clique aqui para visualizar o Mapa da Exclusão/Inclusão em São Paulo

Para mais informações e consultas, especialmente sobre o Quadro da Desigualdade em São Paulo, visite o site da Rede Nossa São Paulo, disponível em: www.nossasaopaulo.org.br

Compartilhe este artigo