Largo da Batata ganha jardim de grama sintética

Montada por organizadores de festival de design, área foi doada à prefeitura de SP

Por Giovanna Balogh

O cinzento largo da Batata, em Pinheiros, (zona oeste de São Paulo) ganhou, neste fim de semana, um jardim.

Com uma área de 200 m², ele foi montado do dia para a noite com materiais sustentáveis pelos organizadores da DW! Design Weekend, festival realizado entre os dias 14 e 17 de agosto.

A proposta do chamado Jardim Pop Up foi incentivar a ocupação do espaço público e a criação de mais áreas verdes na cidade.

Além de vasos e grama sintética, a região ganhou bancos feitos de "pallet", espécie de estrado de madeira.

O jardim, montado para o evento, foi doado à Prefeitura de São Paulo e deverá ser mantido pela subprefeitura de Pinheiros, segundo a SPUrbanismo.

Frequentadores

A novidade foi aprovada pelas pessoas que passaram por ali nesta segunda-feira (18). O espaço despertou curiosidade e alguns aproveitaram para conhecer o local.

A aposentada Eti Schubsky, 87, disse que achou o jardim "lindo", mas reclamou da falta de limpeza do largo. Ela afirma frequentar a área diariamente com a cuidadora Elizete Alves, 47.

"Eu gosto da praça, o problema é que ela sempre está suja. Mesmo assim, acho aqui muito bonito. Inclusive, se meu marido fosse vivo, ele ia aproveitar muito esse novo jardim. Ele sempre caminhava por aqui", disse.

A cuidadora, no entanto, reclamou da falta de aparelhos de ginástica.

"Ficou bom aqui, só que estão faltando aqueles equipamentos para fazermos exercício. Moro no Jardim Bonfiglioli [na zona oeste] e lá tem uma pracinha que tem esses equipamentos. A prefeitura podia colocar aqui também", afirmou ela.

O educador físico Jorge Poppovic, 55, diz pedalar diariamente na região e também aprovou a mudança. Para ele, ficou "bacana", mas, pelo preço gasto na praça, um jardim deveria ter sido incluído no plano da reforma do largo, iniciada em 2007.

"Só precisam colocar mais árvores, o que se vê é só concreto pra todo lado. Gastaram uma fortuna neste espaço, podia ter mais áreas verdes aqui", disse Poppovic.

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe este artigo