Secretaria de Cultura quer retomar administração das Casas de Cultura da cidade

Anúncio foi realizado pelo secretário Juca Ferreira em conversa com moradores da região do M'Boi Mirim.

Por Secretaria Executiva de Comunicação

A Secretaria Municipal de Cultura quer retomar a administração das Casas de Cultura da cidade. A decisão de mudar a forma de gestão foi anunciada pelo secretário municipal de Cultura Juca Ferreira na manhã desta sexta-feira (9), na Associação Amigos do Jardim São Francisco, em conversa com os moradores da região de M'Boi Mirim, na zona sul da capital. De acordo com o secretário, a medida é fundamental para uma maior difusão de cultura na periferia.

"As Casas de Cultura precisam fazer parte da estrutura cultural do município para que passem a receber apoio financeiro e integrem a programação da cidade", afirmou o secretário durante o encontro. Os espaços reúnem diversas atividades culturais como oficinas de música, literatura e teatro. Atualmente, a administração desses espaços são de responsabilidade de suas respectivas subprefeituras. Hoje a cidade possui cerca de 20 Casas de Cultura espalhadas por todas as regiões da cidade.

De acordo com Juca Ferreira, os equipamentos culturais localizados próximos às comunidades têm papel fundamental não só para o entretenimento e lazer da população, maspara o fomento de iniciativas locais. Para isso, eles têm de atender a algumas funções bastante objetivas. "Eles devem integrar o circuito cultural da cidade, possibilitar a formação cultural dentro da comunidade através de cursos e seminários e, por fim, fortalecer a produção de cultura local", disse. O secretário somou a esse papel também os Centros de Educação Unificado (CEUs), que desde o início deste ano têm sua gestão compartilhada entre as secretarias municipais de Educação, de Cultura e de Esportes, Lazer e Recreação.

Encontro nas Subprefeituras

Este foi o terceiro de uma série de encontros dos secretários municipais com a população, e deve ser realizada em todas as subprefeituras da cidade. A ideia é aproximar a gestão das demandas e necessidades dos bairros. As reuniões devem acontecer semanalmente e deverão ser priorizadas áreas periféricas da Capital. Durante os encontros, a população é convidada a apresentar dúvidas, reclamações e sugestões. Os dois primeiros encontros foram realizados nas subprefeituras de Aricanduva e Butantã.

Matéria publicada originalmente no portal da Prefeitura de São Paulo.

Compartilhe este artigo