Observatórios dos municípios serão reconhecidos pelo Prêmio Cidades Sustentáveis

A mesa de diálogo “Cidades Sustentáveis e as Eleições de 2014”, realizada durante o Fórum Social Temático (FST), em Porto Alegre, também foi marcada pelo lançamento da primeira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis. A iniciativa é voltada para todos os municípios signatários do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e receberá inscrições nos meses de julho e agosto deste ano.

 

O prêmio, de abrangência nacional, tem como objetivo estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas.

 

O Prêmio Cidades Sustentáveis terá como base o PCS e os candidatos terão à disposição todas as ferramentas desenvolvidas pelo programa. Será realizado em duas edições, sempre nos anos pares, de forma intercalada. As cidades serão contempladas nas categorias pequena, média e grande.

 

Nesta primeira edição, em 2014, serão reconhecidos os observatórios desenvolvidos e mantidos pelas prefeituras brasileiras. O objetivo é incentivar os municípios a construírem seus observatórios, levando em consideração os seguintes critérios:

 

Qualidade e confiabilidade dos dados preenchidos;
Quantidade de dados preenchidos;
Quantidade de novos indicadores cadastrados;
Adequação do Programa de Metas ao diagnóstico de indicadores;
Adoção de indicadores regionalizados (por distritos, bairros e/ou regiões administrativas);
Quantidade de anos da série histórica dos indicadores;
Disponibilização/divulgação/comunicação para a sociedade;
Formato de apresentação dos dados/modelos de transparência.

 

Após as inscrições, serão escolhidos três finalistas para cada categoria. Um grupo formado por membros e técnicos de organizações parceiras fará a primeira seleção das cidades que se inscreverem. Por último, um júri formado por especialistas ligados ao tema fará a escolha dos vencedores. Serão devidamente informadas aos participantes as análises que resultaram na classificação final. A cerimônia de premiação será realizada em novembro de 2014.

 

Compartilhe este artigo