Desafio premiará projetos de impacto social que ouçam seus beneficiários

Changemakers da Ashoka abre chamada para projetos relacionados a transparência, participação cidadã e feedbacks. Inscrições vão até 15 de janeiro.
No setor privado, plataformas como Yelp, Amazon.com e Kickstarter dão cada vez mais poder aos consumidores. Estas ferramentas criam um processo contínuo de sugestão e resposta – um “ciclo de feedback” – que motiva empresas a ouvir seus clientes e a criar produtos novos e melhores.
 
Mas por que os ciclos de feedback não dão mais poder às pessoas em relação à forma como são governadas, como as doações são gastas e como os serviços sociais são prestados? Quando desenvolvemos um projeto de impacto social, existem muitas variáveis a serem consideradas.
 
Você conhece ou desenvolve projetos que levam em consideração a opinião dos beneficiários? Que cria canais para ouvir aqueles que serão diretamente impactados? E essas opiniões são incorporadas na execução?
 
Pensando nisso, o Changemakers da Ashoka, em parceria com o Feedback Labs, lançou o desafio ‘Completar o Ciclo: Feedback para Resultados’, que pretende identificar e premiar projetos e organizações que desenvolvam metodologias, mecanismos, produtos e ações que ouçam os beneficiários dos projetos e, com isso, melhoram resultados em serviços sociais, filantropia e governança. Em resumo, buscamos projetos que procurem:
 
– Conectar governos, fundações, provedores de serviços e os grupos as quais eles servem; – Colocar pessoas em posições de poder e de tomada de decisão quando se considera os problemas que as afetam diretamente;
– Identificar possíveis barreiras na coleta de feedback, de forma que os dados sejam representativos e inspirem resultados reais; 
– Desenvolver a habilidade (e a vontade) dos governos e de outras instituições de responder a feedbacks; 
– Ajudar pessoas e especialistas a terem conversas autênticas sobre o que funciona melhor e o que deve ser melhorado.
 
O projeto vencedor será contemplado com um financiamento de US$10.000. Além disso, todos os inscritos poderão receber comentários e sugestões de especialistas e dos demais integrantes da rede do Changemakers, através do nosso processo de Revisão por Pares.
 
As inscrições podem ser feitas através do site http://www.changemakers.com/pt-br/completarociclo até as 20 horas do dia 15 de janeiro. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com [email protected] 
Compartilhe este artigo