Encontro reúne pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo

Promovido por Rede Nossa São Paulo, Programa Cidades Sustentáveis e Atletas pelo Brasil, evento tem como temas o desenvolvimento sustentável e a ampliação da prática de esportes.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Os principais pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano foram convidados para participarem de um evento promovido pela Rede Nossa São Paulo, pelo Programa Cidades Sustentáveis e pela ONG Atletas pelo Brasil.

O encontro acontece nesta segunda-feira (23/5) e tem como temas o desenvolvimento sustentável e a ampliação da prática de esportes na cidade.

Durante o evento, os pré-candidatos recebem informações sobre o novo Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, que já está adaptado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pela ONU, e o Programa Cidades do Esporte.

Após as duas apresentações, os postulantes ao cargo de prefeito da capital paulista serão convidados a assinar duas cartas compromissos: uma do Programa Cidades Sustentáveis e outra do Programa Cidades do Esporte. Eles também poderão comentar os temas do encontro.

Desenvolvido pelo Programa Cidades Sustentáveis, o novo Guia GPS – Gestão Pública Sustentável incorpora e municipaliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Os ODS – aprovados pela ONU em setembro do ano passado – reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

Sobre o Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis conta com a adesão de quase 300 prefeituras brasileiras, sendo 22 capitais estaduais e o Distrito Federal.

O conteúdo do Guia GPS, a Plataforma Digital de Indicadores e o Banco de Boas Práticas estão à disposição de todas as candidaturas às prefeituras municipais que quiserem incorporar o Programa Cidades Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas futuras gestões. 

Sobre o Programa Cidades do Esporte

O Programa Cidades do Esporte acredita na importância da atuação dos governos municipais para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de esporte, viabilizando a democratização do acesso ao esporte e contribuindo para a qualidade de vida da população. 

O programa, que atua nas 11 cidades-sede da Copa e Distrito Federal, comprometeu os candidatos a prefeito em 2012 com metas para o esporte. Desde então, vem monitorando anualmente, por meio da aplicação de uma matriz de indicadores, o avanço das políticas públicas destinadas a promover a atividade física e esportiva para a população.

 

Compartilhe este artigo