Zé Celso teve papel central na história do teatro brasileiro e na cidade de São Paulo

A Rede Nossa São Paulo manifesta sua consternação e se solidariza com a família e amigos do diretor, ator, dramaturgo e encenador, José Celso Martinez Corrêa (Zé Celso), fundador do Teatro Oficina, na ocasião de seu falecimento, nesta manhã de 6 de junho de 2023. Zé Celso representa papel central na história do teatro brasileiro e na cidade de São Paulo.


Símbolo da luta política alinhada ao rigor estético, sua trajetória simboliza também as contradições da cidade de São Paulo, por meio da luta pela preservação do espaço do Teatro Oficina, no bairro do Bixiga, que vive há décadas sob a ameaça da construção de um conjunto de edifícios pelo Grupo Silvio Santos, no terreno ao lado do teatro. A obra colocaria em risco o valor arquitetônico e cênico do Teatro, um bem tombado nas esferas municipal, estadual e federal.


Assim, Zé Celso deixa um legado de busca pela liberdade e de plena atuação política, registradas em seu corpo de ator e em conexão com o bairro, a cidade de São Paulo, o país e o mundo, ainda que, para ele, estas fronteiras pouco fizessem sentido.

Compartilhe este artigo