Rede Nossa São Paulo é uma das representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Transportes


A Rede Nossa São Paulo (RNSP) é uma das 13 organizações participantes do recém-criado Conselho Municipal de Transporte e Trânsito. A representação temporária foi validada nesta quarta-feira (17), durante reunião do Conselho da Cidade, na sede da Prefeitura de São Paulo.

A criação do conselho tem como objetivo a participação mais efetiva da sociedade nas decisões referentes à mobilidade urbana executadas pela Secretaria Municipal dos Transportes ou feitas por intermédio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans). O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte será presidido pelo Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto (PT).

O conselho será composto por 39 membros e seus espectivos suplentes, pelo período de dois anos. A mesa será composta por 13 representantes dos órgãos municipais, 13 representantes da sociedade civil eleitos em votação direta pela população e 13 representantes dos operadores dos serviços de transportes (sindicatos e associações). As eleições para definição dos membros da sociedade civil ocorrem em até 60 dias. Enquanto isso, os membros do Conselho da Cidade irão responder pelo grupo. 

"Há mais de seis anos a RNSP veim reivindicando a criação deste conselho. Trata-se de uma conquista fundamental. A cidade não tinha um espaço de participação para contribuir para o planejamento do transporte. A expectativa é grande, já que pretendemos que este conselho realmente sirva para dialogar com as principais necessidades da cidade", destacou Maurício Broinizi, coordenador executivo da Nossa São Paulo. E completou: "Precisamos de um plano de mobilidade urgente que aponte caminhos para curto, médio e longo prazos. E a sociedade precisa participar deste processo, assumir a sua responsabilidade juntamente com o poder público e com o empresariado". 


Além da RNSP, as demais organizações da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Transportes são:

– Sindicato dos Bancários
– Sindicato dos Metroviários
– Sindicato dos Comerciários
– Sindicato dos Metalúrgicos
– Sindicato dos Químicos
– União Estadual dos Estudantes (UEE-SP)
– União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-SP)
– Movimento Passe Livre
– Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM)
– Associação dos Ciclistas de São Paulo (Ciclocidade)
– Sociedade Santos Mártires
 
Os conselheiros da cidade apontaram outras organizações para serem incluídas na cota da sociedade civil. Os novos nomes serão discutidos na primeira reunião do conselho, que deve ocorrer já na próxima semana.  
 
Programa de Metas 
A reunião do Conselho da Cidade também validou as indicações do prefeito Fernando Haddad para o Conselho Consultivo do Programa de Metas. O conselho foi empossado no dia 27 de junho de 2013 e é composto por 10 representantes do poder público e 10 representantes da sociedade civil, sendo 5 eleitos em suas regiões e 5 indicados pelo Conselho da Cidade.

Os nomes aprovados são os seguintes:

Aldaíza Sposati – TITULAR
Eloisa Gabriel dos Santos – SUPLENTE
Frei David dos Santos – TITULAR
Padre Jaime Crowe – SUPLENTE 
Rogério Coelho Amato – TITULAR
Marcos da Costa – SUPLENTE
Maurício Broinizi – TITULAR
Maurício Piragino – SUPLENTE
Soraya Smaili – TITULAR
Paulo Saldiva – SUPLENTE
Compartilhe este artigo