“PDE: São Mateus quer moradia e trabalho próximos” – Site da Câmara Municipal

Margarete Rapussi
 
Moradores dos bairros do Parque São Rafael, São Mateus e Iguatemi, localizados na Zona Leste de São Paulo, reuniram-se no sábado (13/7), para a oficina do Plano Diretor Estratégico, e reivindicaram melhores condições de transporte e moradia. O encontro reuniu mais de 250 pessoas no CEU São Rafael.
 
O ativista social e presidente da Associação e Centro de Apoio aos moradores do Parque São Rafael, Lourival Delfino, acredita que as oficinas do PDE representam seriedade e dinamismo. Entretanto, ele cobrou mais participação dos vereadores e da população do bairro. “O local é carente e necessita de força para cobrar urgente transporte, moradia e saúde”, argumentou.
 
Joice Reice, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, apontou o problema da locomoção dos moradores do Jardim São Rafael até a região central de São Paulo como uma das maiores dificuldades. “A população desse bairro e imediações anseiam pela proximidade do emprego ao local onde residem”, explicou. O distrito de São Rafael está a mais de 20 quilômetros do centro da cidade.
 
O cantor de rap Carlos Eduardo Fagundes Maia, de 29 anos, pediu mais emprego para a juventude local. “Gostaria que nós jovens não tivéssemos que nos deslocar para tão longe para conseguir um emprego”. Usando sua música, ele também fez um apelo às autoridades, cantando a vulnerabilidade social. “Um genocídio vem acontecendo com a juventude negra e pobre da periferia”, disse.
 
O subprefeito de São Mateus, Fernando Elias Alves de Melo, parabenizou os participantes das oficinas. “É a resposta de uma população que está buscando várias mudanças nesta região tão carente”, observou. Ele acredita que isso fará com que exista mais interação entre munícipes e poder público.
Compartilhe este artigo