Escola de Governo abre inscrições para cursos de formação cidadã e de governantes

A Escola de Governo de São Paulo está com inscrições abertas para seus cursos Formação Cidadã, que dura um semestre e é gratuito, e Formação de Governantes, com duração de um ano e pago.
 
No curso Formação Cidadã, são estudados temas ligados aos direitos e deveres de cada cidadão, o papel do Estado e o estudo da realidade brasileira, além de debates sobre diversas áreas ligadas aos problemas de nossa sociedade e também sobre a elaboração e o conteúdo de políticas públicas.
 
O curso é ministrado em uma aula por semana, às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30, e está dividido em dois blocos. O primeiro, mais geral, sobre a organização do Estado brasileiro, direitos humanos, democracia representativa e participativa, análise da realidade brasileira, orçamento público, entre outros. O segundo discutindo algumas áreas das políticas públicas como educação, saúde, meio ambiente, segurança.
 
O curso Formação de Governantes é conduzido de forma interdisciplinar, com a participação dos diretores da Escola e de professores convidados, tanto na área universitária quanto especialistas das esferas política, empresarial e técnica. O programa é distribuído em dois semestres, com quatro horas de aula semanais e três atividades de fins de semana em cada semestre. Aulas expositivas, debates entre os alunos, entrevistas com personalidades públicas e trabalho de campo integram as atividades.
 
Os temas que compõem o programa são organizados em quatro módulos: o mundo em que vivemos; formação do Brasil contemporâneo; conceitos e princípios fundamentais; e a organização política brasileira. Em cada bloco são enfatizadas as questões éticas e da responsabilidade social de todos, tendo como pano de fundo os traços marcantes da mentalidade brasileira e de nossa evolução histórica. As aulas são ministradas toda segunda e terça-feira, das 19h às 21h.
As inscrições são feitas pelo site da escola.
 
A Escola de Governo
 
A Escola de Governo, pioneira em formação cidadã, vem dando oportunidade para que cidadãos se qualifiquem e exerçam de forma plena sua cidadania. Os alunos de diversas áreas, de diversas faixas etárias, de vínculos ideológicos diferentes e filiações partidárias diversas têm na Escola de Governo a oportunidade de fazer uma formação sobre todos os contornos da política para que busquemos cada vez mais o aprofundamento da democracia, o enraizamento dos valores republicanos, a defesa incondicional dos direitos humanos, o desenvolvimento e a ética. Não existe nenhum pré-requisito escolar para fazer os cursos. A Escola de Governo não tem filiação partidária e nem vínculo com qualquer religião e é conveniada com a USP.
Compartilhe este artigo