“Após queda, homicídio volta a subir em SP” – Folha de S.Paulo

Crescimento em agosto ocorreu também em outros índices, como latrocínio e estupro, mostram as estatísticas

Capital paulista foi uma das que tiveram maior alta; governo nega que Estado passe por nova escalada da violência
AFONSO BENITES
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO

Após apresentar queda no mês de julho, o Estado de São Paulo voltou a registrar alta nos homicídios dolosos (intencionais). Houve crescimento também na capital paulista.

O aumento no Estado foi de 8,6% em comparação com agosto de 2011 e de 6,3% se analisado o acumulado nos oito primeiros meses do ano.

Na cidade de São Paulo, o crescimento foi maior: 15,2 % em agosto e 15,4% no acumulado do ano.

Os dados constam das estatísticas da Secretaria da Segurança divulgadas ontem.

No mês passado foram registrados 391 homicídios dolosos no Estado, com 417 vítimas -em uma ocorrência pode haver mais de uma pessoa morta. Em todo o ano, foram 2.924 registros, com 3.109 vítimas.

Apesar dessa alta, a quarta do ano no Estado, o governo nega que São Paulo esteja passando por uma nova escalada da violência.

Em junho, quando a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu essa preocupação com o aumento na criminalidade, morriam em média 14 pessoas por dia no Estado. Em agosto, foram 13 mortes diárias, o segundo maior índice do ano.

"Já tivemos quedas sensíveis nos indicadores criminais. O problema é que vivemos numa sociedade violenta e precisamos melhorar a qualidade da investigação para punir os criminosos e mostrar que o crime não compensa", disse o chefe da Polícia Civil, delegado Marcos Carneiro Lima.

O recrudescimento da violência ocorreu também em outros índices criminais. Os principais foram latrocínio (roubo seguido de morte), que teve um aumento de 71,4%, e estupro, 31%.

"Nas últimas décadas São Paulo reduziu consideravelmente seus homicídios. Mas, agora, parece ter estabilizado essa queda. Isso mostra que a política de segurança precisa ser revisada", disse o presidente da comissão de segurança do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), Renato De Vitto.

Dos 17 tipos de crime divulgados ontem pelo governo, apenas roubo (-4,8%), homicídio culposo (-7,1%) e roubo a banco (-52%) tiveram redução no Estado.

A cidade de São Paulo foi uma das que tiveram maior alta na criminalidade. De todos os índices divulgados, apenas latrocínio, roubo e roubo a banco tiveram redução.

O que mais preocupou as autoridades foi o aumento dos homicídios dolosos.

"Não dá para atribuir o aumento do homicídio a uma só causa. Pode ser desde briga de bar até uma reação ao crime. Tudo precisa ser analisado", afirmou De Vitto.

Leia também:

"Variação está dentro do patamar aceitável, afirma delegado-geral" – Folha de S.Paulo

"Estatísticas refletem sensação de insegurança" – Folha de S.Paulo

Compartilhe este artigo