Instituto Nossa Ilhéus lança indicadores sociais do município

 

Dados apresentados revelam que a bela cidade da Bahia tem péssimos indicadores sociais. Candidatos a prefeito participaram do evento

Fonte: Blog do Gusmão www.blogdogusmao.com.br

O Instituto Nossa Ilhéus lançou o Sistema de Indicadores da cidade, divulgando diversos dados sociais do município levantados pelo trabalho. Entre os números apresentados, chamaram a atenção os péssimos índices da saúde, violência e educação.

Dados da pesquisa indicam, por exemplo, que a cada mil crianças que nasceram em Ilhéus no ano passado, 24 morreram antes de completar um ano. O índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes para cada mil nascimentos. Ou seja, a mortalidade infantil em Ilhéus é quase 2,5 vezes maior que o aceitável pela OMS.

Comparada a 28 cidades brasileiras de mesmo porte, Ilhéus ocupa o último lugar nesse quesito.

Quando observados os dados da educação, vale destacar o alto percentual de escolas públicas sem biblioteca. Até o ano passado, 68,7% das unidades não contavam com ambientes adequados para leitura.

De 2009 até 2011, os números da violência contra a mulher só aumentaram. Há dois anos, em cada grupo de 10 mil mulheres ilheenses, 18 foram agredidas. No ano passado, o número disparou, chegando a 33,14 casos registrados.

No comparativo com as demais cidades, Ilhéus é classificada como a pior em mais de 60% dos indicadores pesquisados.

O lançamento do Sistema de Indicadores de Ilhéus ocorreu na última quinta-feira (2/8), no Teatro Municipal de Ilhéus, que ficou cheio de representantes da sociedade civil organizada.

Após a apresentação de alguns indicadores, feita por Elvis Bonassa, coordenador da Kairós Desenvolvimento, o público ouviu Maria do Socorro, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, e Oded Grajew, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Durante trinta minutos, Grajew falou da necessidade do desenvolvimento econômico responsável, aliado à preservação ambiental e à melhoria dos indicadores sociais.

Candidatos a prefeito participaram do evento

Na parte final do evento, os três candidatos a prefeito de Ilhéus, Carmelita Ângela (PT), Jabes Ribeiro (PP) e Jorge Luiz (PSOL), tiveram a oportunidade de comentar os dados apresentados.

Saiba mais sobre o Sistema de Indicadores de Ilhéus

Apresentado pelo Instituto Nossa Ilhéus, o sistema é uma ferramenta de conhecimento e mobilização social. Por meio de 70 indicadores sobre a situação da cidade e o desempenho das políticas públicas, em diversas áreas – como Saúde, Educação, Violência, Trabalho e Renda, Juventude, Trânsito, Condições de Moradia e Pessoas com Deficiência – o estudo retrata os desafios e as desigualdades internas da cidade, permitindo diagnosticar, planejar, monitorar e exercer o controle social.

Os dados são divulgados com séries históricas e são os mais atualizados disponíveis, referentes em sua grande maioria a 2011, incluindo dados do Censo do IBGE. Estes indicadores são apresentados em uma ótica comparativa com outras cidades de mesmo porte que Ilhéus e também da região e alguns são apresentados com comparativo entre diferentes áreas de Ilhéus.

Os indicadores são desagregados em 13 regiões de análise, indicando, através de mapas comparativos, as grandes desigualdades internas e as regiões que têm maiores demandas e urgência para receber políticas públicas. Através do Sistema de Indicadores Intraurbanos, é possível identificar as regiões da cidade, os serviços e os equipamentos públicos que merecem especial atenção dos poderes públicos e da sociedade, para elevar a qualidade de vida da população.

O monitoramento permanente da evolução destes indicadores permitirá também que Poder Executivo, empresas, universidades e organizações sociais avaliem os resultados das políticas públicas e projetos que realizam.

A partir desse conhecimento, é possível identificar grandes desafios para Ilhéus e para a região, que se colocam abaixo da média na maior parte dos indicadores utilizados. Isso deverá levar a debates, discussões e participação consciente da sociedade, a fim de construir um conjunto de metas e de estratégias para o contínuo desenvolvimento de nossa cidade.

Com isso, torna-se possível aprimorar a discussão das políticas públicas, buscando a construção de metas de transformação real da situação de vida e da garantia de direitos da população da cidade, em lugar de simplesmente discutir construções, obras e realizações.

É objetivo do Instituto Nossa Ilhéus definir, a partir deste sistema, um conjunto de compromissos para o desenvolvimento da cidade, por meio da discussão e mobilização social.

Compartilhe este artigo