Nossa São Paulo assina documento com cidades verdes europeias


A Rede Nossa São Paulo foi uma das experiências selecionadas para fazer parte do encontro “Cidades por uma economia verde. Encontro de cidades euro-iberoamericanas até a Rio + 20”, realizado entre 9 e 11 de maio em Vitoria-Gasteiz, na Espanha.

São Paulo, San José de Costa Rica, Sant Cugat del Vallés, Frankfurt, Hamburgo, Málaga, Bristol e Zaragoza e Rio de Janeiro foram as cidades escolhidas para participar do encontro. Maurício Broinizi, coordenador da secretaria executiva da Rede, falou sobre a atuação na capital paulista e apresentou o Programa Cidades Sustentáveis. O evento foi promovido pela Prefeitura de Vitoria-Gasteiz em colaboração com a Fundación Conama.

Vitoria-Gasteiz foi escolhida como a Capital Verde Europeia 2012. O município reúne indicadores de excelência, como o que  mede a quantidade de habitantes que moranum raio de 300 metros dos serviços básicos (saúde, escolas, lojas de alimentos e espaços e estruturaspara atividades culturais e de lazer). Em Vitoria-Gasteiz, por exemplo, 99% da população tem acesso a serviços básicos e a áreas verdes nesse raio de 300 metros em relação a suas residências.

Uma das propostas feitas por Broinizi durante o encontro foi aceita e teve grande repercussão na imprensa local: “A atual Capital Verde vai tornar-se um porta-voz das reivindicações das cidades verdes. As reivindicações, que agora serão formalizadas em um documento, serão transferidas diretamente aos líderes mundiais”, destacou o jornal El Correo. “Vitória reivindica mais poder para as cidades nas políticas ambientais”, foi o título escolhido pelo jornal Diario de Noticias de Álava.

Durante o encontro foi produzido um documento com propostas das cidades verdes europeias e da sociedade civil. A Rede Nossa São Paulo se comprometeu a apresentar o documento durante a participação no debate sobre Cidades Sustentáveis que fará parte da série "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável", organizada pelo Governo brasileiro, em colaboração com as Nações Unidas. A série será realizada de 16 e 19 de junho, durante a Rio + 20.. As conclusões e recomendações emanadas dos Diálogos serão encaminhadas diretamente aos Chefes de Estado e de Governo que participarão da Conferência no Rio de Janeiro.

O prefeito de Vitoria- Gasteiz, Javier Maroto, encerrou o evento afirmando que é preciso "transmitir a necessidade de enfrentar o desafio de passar de projetos-piloto para projetos de grande escala. Ou seja, para traduzir o que é feito em pequenas comunidades ou cidades, regiões, países, planeta. E esta é uma decisão difícil, económica e política para defender no Brasil.".

Na conclusão do evento também foram destacadas outras ideias, como a necessidade de fornecer infraestrutura nas cidades, desenvolver critérios de desempenho e de avaliação para assegurar que as ações se desenvolvam sempre a partir dos princípios da sustentabilidade e conseguir níveis mais avançados de governança local.

Compartilhe este artigo