“Projetos verdes para Copa e Olimpíadas aumentam demanda por especialistas” – Revista Sustentabilidade

 

por Marcello Sigwalt

Buscando atender uma crescente demanda no mercado por empreendimentos imobiliários com menor impacto ambiental, o Instituto Brasileiro de Extensão e Cursos (INBEC) lançou um curso de pós-graduação Latu Sensu em Construções Sustentáveis.

Segundo o coordenador do curso, Antonio Macêdo Filho, existem  no Brasil 93 especialistas com  plenamente credenciados para acompanhar tecnicamente estas construções.

“Esse número é pequeno diante da demanda do mercado nos próximos anos, sobretudo em razão de eventos internacionais como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, assinalou.

Por determinação da FIFA, todos os estádios a serem construídos para a Copa terão de possuir certificado de construção sustentável. A certificação ainda deverá ser emitida por um dos três principais selos verdes do ramo: o Green Star, o Green Globes ou o Leed – Leadership in Energy and Environmental Design, que no Brasil é concedido pela ONG GBC Brasil.

Diretor da consultoria EcoBuilding e professor de Arquitetura da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Macêdo Filho prevê que esse tipo de profissional deverá ser requisitado de forma crescente por empresas (construtoras, incorporadoras, empresas de projetos e de financiamentos e consultorias) e instituições nos próximos anos.

Empresas públicas como Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF) também passaram a publicar editais para projetos que exigem certificação internacional em construção sustentável.

Com quatro módulos, o curso está focado em práticas de mercado, como gestão sustentável e permitirá àqueles que obtiverem o credenciamento internacional a condição de trabalhar em projetos de construção sustentável em qualquer lugar do mundo.

A primeira turma comçará a partir do dia 8 de abril começará de MBA (pós-graduação latu sensu) em Construções Sustentáveis – Certificação de Edificações, em São Paulo.

Com 20 meses (400 horas) de duração, o MBA aborda aspectos como planejamento, desenvolvimento de projetos, execução, operação e manutenção de empreendimentos sustentáveis. A conclusão está prevista para 11 de novembro deste ano.

Além dessas disciplinas, haverá uma específica preparatória para os exames de credenciamento profissional LEED GA/LEED AP, promovidos pelo USGBC /GBCI – Green Building Certification Institute. O curso tem a chancela da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e apoio do Green Building Council Brasil.

 

Compartilhe este artigo