Apoio para Teresópolis, Petrópolis e região serrana do Rio de Janeiro

 

Em São Paulo, diversas organizações estão recolhendo doações para desabrigados de enchentes e deslizamentos de terra

As pessoas interessadas em doar materiais e produtos para os desabrigados das enchentes e dos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro – que inclui os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo – podem se dirigir a diversas organizações na cidade de São Paulo (vide lista abaixo, ao final da matéria).

De acordo com o Movimento Nossa Teresópolis – que, juntamente com o Movimento Nossa Petrópolis, integra a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – os produtos mais necessários, neste momento, para as vítimas da tragédia são: cobertor, lençol, travesseiro, colchão, colchonete, cobertor, toalha de banho, pasta de dente, escova de dente, sabonete, papel higiênico, roupa íntima, fralda descartável geriátrica, fralda descartável infantil, chinelo, copos descartáveis, talheres descartáveis e pratos descartáveis.

As informações do Movimento Nossa Teresópolis, que estão disponíveis no site da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis na internet, explicam ainda como as pessoas podem contribuir financeiramente com o atendimento aos desabrigados e orientam a organização de ações de apoio.

Até a tarde desta segunda-feira (17/1), 644 mortes haviam sido confirmadas na região serrana do Rio em virtude das enchentes e dos deslizamentos de terra ocorridos na semana passada. Segundo os dados da Polícia Civil do Estado, as cidades com os maiores números de vítimas fatais foram Nova Friburgo (298 mortes), Teresópolis (269) e Petrópolis (56). Além disso, milhares de pessoas estão desabrigadas na região.

Leia também: Depoimento de Rita Telles, do Movimento Nossa Teresópolis

Onde doar produtos e materiais na cidade de São Paulo

Legião da Boa Vontade
Prioriza a arrecadação de alimentos não perecíveis de pronto-consumo, produtos de higiene pessoal e limpeza.
Endereço para entrega: Avenida Rudge, 700, no Bom Retiro (região central). Posto de arrecadação funciona 24 horas.

Shoppings
Diversos shoppings em São Paulo recebem doações, que serão repassadas para entidades e órgãos públicos responsáveis pela acomodação das vítimas no Rio:
Shopping Metrô Tatuapé – Rua Domingo Agostin, 91. São Paulo/SP. Tel.: (11) 2090-7400
Shopping Metrô Boulevard Tatuapé – Rua Gonçalves Crespo, 78 . São Paulo/SP. Tel.: (11) 2225-7000
Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232. São Paulo/SP. As doações são feitas na loja do Pão de Açúcar.

Desabrigados das enchentes da região metropolitana da capital paulista

Diversas outras organizações também estão recolhendo materiais e produtos para os desabrigados das enchentes da região metropolitana de São Paulo, entre as quais a Cruz Vermelha, Defesa Civil e Batalhões da PM. Segundo a Cruz Vermelha, as pessoas interessadas em ajudar podem doar alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, açúcar e sal, produtos de higiene pessoal, roupas e agasalhos, além de calçados.

Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha de São Paulo direciona doações às vítimas das chuvas. As prioridades de doações são alimentos não perecíveis, de fácil consumo e preparação, leite longa vida e itens de higiene pessoal e limpeza, como sabão em pedra, fraldas descartáveis e papel higiênico. Entidade não aceita doações de roupas.
Endereço para entrega:
Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis (próximo ao Aeroporto de Congonhas)
Dias e horários: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Informações: (11) 5056-8667 ou pelo e-mail voluntariado@cvbsp.org.br

Defesa Civil
A Defesa Civil recolhe alimentos não perecíveis de pronto consumo, produtos de higiene pessoal e limpeza.
Endereço para entrega: Rua Afonso Pena, 130, no Bom Retiro (região central)

Polícia Militar
Todos os batalhões da PM na capital paulista e no interior do estado recebem roupas, lençóis, cobertores, colchonetes, materiais de limpeza e higiene, água potável e remédios.

 

Compartilhe este artigo