“Em 10 anos, quase 30 mil homicídios a menos” – Jornal O Estado de S.Paulo

 

Em 10 anos, pelo menos 29.672 pessoas deixaram de morrer assassinadas na cidade de São Paulo. Em 1999, aconteceram 6.653 homicídios na capital. Nesse ano, pela primeira vez desde 1960, a cidade passou a conviver com quedas permanentes nos índices de violência. Sem a inversão dessa tendência, morreriam nas mãos de assassinos em São Paulo ao menos 66.530 pessoas até 2009. Mas 36.858 foram assassinados. Seguindo o mesmo raciocínio, nos próximos 10 anos, caso a situação se mantenha no mesmo ritmo, a tragédia vai ser mais amena, com 16.160 homicídios. Entre 1990 e 1999, morreram 49.437 pessoas. A simulação ajuda a mostrar o efeito mais óbvio da queda desses índices: menos pessoas morrem assassinadas. Mas há outros reflexos importantes para o cotidiano dos bairros mais afetados.

Com menos corpos nas ruas, menos jovens e crianças se deparam no dia a dia com cadáveres no meio do caminho. Essa situação era comum nos anos 1980 e 1990 porque os corpos levavam mais de dez horas para serem recolhidos. Rodinhas se formavam para especular sobre o crime. Amigos, filhos, primos também pararam de morrer. Aumentou a perspectiva de vida dos jovens que nos anos 1980 e 1990 se definiam como "mais um sobrevivente" depois que passavam dos 25 anos.

Os assassinatos, hoje, praticados como forma de lidar com a desordem nos territórios ou com o descumprimento de regras do universo criminal, têm quase sempre a anuência do Primeiro Comando da Capital. Também voltou a aumentar a proporção de crimes passionais entre os casos de homicídios em São Paulo. Os dados usados pela Fundação Seade são diferentes dos que foram apresentados na semana passada pela Secretaria da Segurança Pública. Os primeiros levam em consideração a soma de homicídios dolosos, latrocínios e de mortes de civis ocorridas durante confronto com a polícia. Os dados da SSP dividem esses casos em três categorias distintas.

Compartilhe este artigo