Observatório Social de São Luiz lança conjunto de indicadores da cidade

 

Mais uma cidade que integra a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis amplia o monitoramento social por meio de indicadores. Dia 15 de dezembro, o Observatório Social de São Luiz lançou um conjunto de indicadores sobre o perfil da cidade. A publicação foi apresentada durante o V Seminário de Responsabilidade Social do Maranhão, realizado pelo Instituto de Cidadania Empresarial daquele estado e que teve como tema “Nossa São Luiz: Um pacto pela cidade”.

De acordo com os dados publicados, os índices mais preocupantes da capital maranhense são os relacionados à saúde e à violência. A cidade ocupa a 20ª colocação – entre as 27 capitais do país – no índice de mortalidade infantil, com 16 mortes por mil, entre as crianças de até uma semana de vida.

O documento revela que o índice de mortalidade infantil está relacionado com a dificuldade de acesso das mulheres grávidas ao sistema de saúde e com as condições precárias de vida. De cada três mulheres grávidas, apenas uma faz o número ideal de sete consultas de pré-natal. O percentual de gravidez na adolescência também é alto: de cada cinco partos, um é de mãe com até 19 anos.

A capital maranhense registrou 352 homicídios em 2008, número que representa 35,67 mortes por 100 mil habitantes e a coloca na 16ª posição entre as capitais. Entre os jovens, essa taxa sobe para 146,72 homicídios por 100 mil habitantes.

O estudo revela, ainda, que a população de São Luís cresceu 10,06% entre 2000 a 2007, passando de 870.028 para 957.515 habitantes. O crescimento populacional, no entanto, não se deu de forma igual: diminuiu o número de crianças e adolescentes e aumentou a quantidade de adultos e idosos.

Na área da Educação, o relatório apresenta dados melhores. O índice de reprovação em 2008 foi de 10,08%, o que coloca São Luiz na 7ª posição entre as capitais com menor taxa.

Todas as informações contidas no relatório são referentes a 2008 e, em alguns casos, 2007, e servem para avaliar a situação atual do município, comparando-o com outras capitais. Para o coordenador executivo do Observatório Social de São Luís, Daniel Madorra, “os dados permitirão à população saber se de fato as políticas públicas provocaram melhorias reais e desenvolvimento do município”.

O lançamento dos indicadores de São Luiz contou com a participação de integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, incluindo representantes do Movimento Nossa São Paulo.
 
 

Compartilhe este artigo