Governo Federal planeja dobrar número de usinas poluentes

 

O Ministério das Minas e Energia colocou em consulta pública pela internet até o dia 30 de janeiro o Plano Decenal de Energia. O plano prevê até 2017 aumentar em mais de duas vezes o número de usinas termelétricas – hoje há 77 instaladas com potência total de 15.305 MW e mais 82 serão implantadas, somando mais 15.444,7 MW. Das 82 novas, 68 serão movidas a combustíveis fósseis. O resultado será um crescimento de 172% nas emissões de gás carbônico das usinas – das atuais 14,43 milhões de toneladas para 39,3 milhões de toneladas.  

Especialistas ouvidos pelos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo a previsão do Governo Federal de investir em fontes de energia suja e afirmaram que o Brasil está indo na contramão da tendência mundial em baixar as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global.

As formas de geração de energia previstas no plano também vão na contramão do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, igualmente proposto pelo Governo, que visa a reduzir as emissões de poluentes no Brasil e defende a ampliação das energias renováveis.

Consulta pública

De acordo com o site do Ministério das Minas e Energia, “o objetivo da consulta pública é dar maior amplitude ao processo de planejamento e possibilitar a participação da sociedade”. O ministério espera também conferir maior transparência e o aprimoramento dos estudos na área de energia.

O Plano Decenal de Energia é um instrumento de planejamento que considera como deverá se comportar o mercado energético nos próximos 10 anos. O documento traça diretrizes de ações e decisões levando em conta projeções de crescimento econômico do país e a necessária expansão da oferta de energia.

As contribuições para o aprimoramento do plano devem ser enviadas por e-mail para o endereço eletrônico pde2017@mme.gov.br.

Mais informações no site do Ministério da Minas e Energia

Veja documentos com o texto do Plano Decenal de Energia

Ouça comenário de Sérgio Abranges sobre o assunto na rádio CBN

 

Compartilhe este artigo