Jogo comunitário realiza mudanças no bairro de forma lúdica

 

Um jogo comunitário com duração de dois dias, no qual a população projeta e constrói em mutirão um projeto escolhido pelos moradores locais para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural. Dessa forma funciona o Jogo Oásis, um projeto do Instituto Elos, organização não-governamental referência no trabalho de desenvolvimento comunitário e na formação de líderes sociais.

O jogo considera uma definição ampla de comunidade e envolve representantes de diferentes setores da sociedade – ONGs, governo municipal, assim como moradores de outras partes da cidade. Esta tecnologia social propõe mudar o mundo brincando. Para difundir a prática da atividade em São Paulo, neste sábado (1/11) ocorre no Sesc Vila Mariana, a partir das 9h, o Primeiro Encontro da Comunidade Oásis São Paulo.

No último fim de semana (25 e 26 de outubro), o jogo ocorreu no bairro do Bixiga, em São Paulo. A comunidade e a rede social se envolveram para revitalizar o Recanto do Pedrinho, uma área verde sub-aproveitada. O mutirão se encarregou de lixar e pintar os muros do local, plantar grama e plantas e limpar um imóvel no local para transformá-lo em um centro cultural, onde será implantada uma biblioteca.

A meta do Instituto Elos é realizar na capital paulista pelo menos 10 jogos em 2009. “Faremos pelo menos dois Oásis por região: centro, leste, oeste, norte e sul de São Paulo”, explica Mila Motomura, da ONG. “A intenção é divulgar o Oásis como uma metodologia que pode ser realizada em qualquer lugar, por qualquer pessoa, independente da facilitação do Elos. Por isso estamos desenvolvendo a Caixa Jogo Oásis, que vai conter todas as instruções e a dinâmica do Oásis, que é a mais simples possível. Queremos que a ação de mudar o mundo seja fácil e divertida, como um jogo. Nosso sonho é servir de inspiração para muitos Oásis serem replicados no mundo inteiro”.  

Na cidade de São Paulo, o primeiro Jogo Oásis aconteceu no Jardim Gaivotas. “Fora de São Paulo tivemos jogos em Santos, Diadema, Santo André e Espírito Santo. Realizamos revitalização de praças, construção de um sistema sustentável de purificação de água de esgoto, construção de parquinhos infantis e áreas de lazer, além de festas comunitárias. Ao todo, mais de 1.000 pessoas se envolveram nestas ações”.

No bairro Jardim Gaivotas, mais de 350 pessoas, entre comunidade e universitários, construíram um parque comunitário à beira da Represa Bilings, uma bio-estação de tratamento de esgotos e outros equipamentos comunitários. No Jardim dos Pássaros, em Santo André,  mais de 300 pessoas promoveram a recuperação ambiental de um trecho da margem do córrego e construíram uma praça para os moradores.

No encontro do próximo sábado será lançado o Projeto Oásis e a comunidade virtual Oásis (plataforma virtual para possibilitar uma construção coletiva para viabilização e realização do projeto). O público participará de um World Café, método que estimula a geração de diálogos colaborativos entre aqueles que desejam compartilhar conhecimento e descobrir novos caminhos de ação para dilemas e desafios que afetam suas comunidades.

Pela manhã, o programa  inclui apresentação do projeto Oásis São Paulo e, em seguida, uma conversa com especialistas, facilitada por Vivianne Naigeborin, consultora do terceiro setor. Estarão presentes Cenise Monte Vicente (coordenadora geral do Projeto Envolver – da Rede Social São Paulo – e co-fundadora da Oficina de Idéias), Lia Diskin (fundadora da Palas Athena e coordenadora do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz – um programa da UNESCO) e Oscar Motomura (diretor da Amana-Key e um dos articuladores da Carta da Terra). Á tarde haverá uma rodas de conversa temáticas.

Mais informações sobre o Oásis São Paulo, clique aqui
Inscrições para o encontro do dia 1º de novembro, no Instituto Elos, pelo telefone (13) 3226-4472. 
 

Compartilhe este artigo