Organizações têm até dia 7 para inscrever atividade no FSM 2009

 

De 27 de janeiro a 1° de fevereiro de 2009, a cidade de Belém abrigará o Fórum Social Mundial. Durante os seis dias, a cidade assumirá o posto de centro da cidadania planetária e referência mundial no questionamento à desigualdade, à injustiça, à intolerância, à devastação ambiental e ao preconceito.

As centenas de atividades autogestionadas programadas – acampamentos, oficinas, seminários, conferências, testemunhos, marchas, atividades culturais e artísticas entre outros – serão espaços de intercâmbio, reflexão e elaboração de propostas para a construção de outro mundo possível.

Até o dia 7 de novembro estão abertas as incrições para atividades e organizações. Em breve, também será possível o registro de indivíduos, atividades culturais e imprensa. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.fsm2009amazonia.org.br/.

As atividades do Fórum Social Mundial vão ocorrer em uma área verde formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Apenas organizações poderão inscrever atividades que farão parte da programação do Fórum. Todas as atividades inscritas serão autogestionadas, isto é, as organizações proponentes têm inteira responsabilidade na definição do formato e nos nomes dos palestrantes.

Devido às diferentes possibilidades de pagamento dos participantes, o grupo facilitador responsável pela organização do FSM 2009 estipulou preços diferenciados de inscrição , que variam de R$ 150 a US$ 216.

Fórum Social Mundial é espaço de debate e articulação de redes

O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização. 

Mais informações sobre o evento e inscrições, clique aqui

 

Compartilhe este artigo