Virajovens em ação


Virajovens em ação – Projeto Repórter do Futuro

A valorização da cobertura jovem foi um ponto forte do 1º Fórum Nossa São Paulo. Além dos estudantes de jornalismo do projeto Repórter do Futuro, da Oboré, estavam em ação os virajovens, do projeto e revista Viração. Iniciada em 2003, a revista é uma publicação da ONG Associação de Apoio a Meninas e Meninos da Região Sé, em São Paulo, em que os jovens podem se expressar, fazendo uso de uma mídia democrática.

Eric Silva de Andrade, de 17 anos, participa há pouco mais de um ano e encontrou no projeto uma oportunidade de mostrar sua opinião livremente. Agora, como midiador (coordenador das reuniões para novos virajovens) apresenta a outros jovens o meio em que pode participar ativamente de todo o processo de produção da comunicação. “Eu me sinto muito bem fazendo parte do projeto, porque ele dá oportunidade para todos. É bom ver que o pessoal novo está feliz com o que está fazendo”, comenta.

Esse pessoal novo existe sempre, pois a Vira é feita para jovens, por jovens e com jovens e está sempre aberta a novos participantes. Nas reuniões mensais de apresentação da revista, os jovens interessados podem começar a contribuir com a revista e com o portal.

Andressa conheceu o projeto ainda mais nova do que Eric. Com 14 anos, teve no Fórum Nossa São Paulo a primeira chance de fazer uma cobertura e gostou muito de toda a experiência. “Nós podemos ser espontâneos e isso é muito gratificante”, conta animada. Nos dois meses em que está no projeto aprendeu muita coisa, além de ter conhecido gente nova e muito interessante. “O mais legal é que eu posso sempre dar minha opinião. É muito importante o jovem estar sempre presente e não abaixar a cabeça para qualquer coisa que ouça”. Ela vê a liberdade que é dada aos virajovens como fundamental para que eles se enxerguem no trabalho pronto.

A virajovem conta que para fazer as entrevistas, houve um processo de pesquisa sobre os entrevistados, para que eles não fizessem feio. “Nós recebemos várias dicas de onde procurar sobre as pessoas, lemos bastante para preparar as perguntas”, explica.

 

 

 

Compartilhe este artigo