Ato público contra construção de usina no Vale do Ribeira

 

Entidades protestam contra construção de usina hidrelétrica no Vale do Ribeira Organizações ambientalistas e entidades de moradores, agricultores e pescadores do Vale do Ribeira, interior de São Paulo, estão organizando um ato público contra a construção de usinas hidrelétricas no rio Ribeira de Iguape. A manifestação será nesta quarta-feira (12/03),às 10h, em frente o Ibama-SP, na Alameda Tiete, 637.

As 12 entidades divulgaram um manifesto onde mencionam um parecer do Ibama, de 25 de fevereiro, que conclui pela viabilidade ambiental da usina de Tijuco Alto. As organizações estão preocupadas com a subsistência das comunidades locais e o equilíbrio do ecossistema caso sejam construídas quatro usinas: Tijuco Alto, Funil, Itaoca e Batatal. Os manifestantes alegam que se as barragens forem construídas inundarão permanentemente uma área de aproximadamente 11 mil hectares no curso do rio, "o que implicará na perda de terras agriculturáveis, na destruição de áreas hoje ambientalmente protegidas, na inundação de cavidades subterrâneas e na alteração inexorável do regime hídrico do Ribeira de Iguape, onde residem diversas colônias de pescadores artesanais que dependem da manutenção do equilíbrio ecológico do complexo estuarino para poderem sobreviver".

De acordo com as entidades, o Ibama desconsiderou a opinião contrária à construção das usinas, expressa pela população nas audiências públicas, e os pareceres técnicos do Ministério Público e dos órgãos estaduais de meio ambiente de São Paulo e Paraná, que apontaram inconsistências e falhas nos estudos ambientais e recomendaram a não emissão da licença diante das incertezas e dos riscos envolvidos.

Leia a carta aberta "A UHE Tijuco Alto não interessa ao país e menos ainda ao vale do Ribeira"

 

 

Compartilhe este artigo