Prefeito de Ribeirão Bonito é cassado pelos representantes do povo

 

Fonte: Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo)
Sergio Ronco

 

Foto: Sergio Ronco
Prefeito cassado
Rubens Gayoso Júnior

Rubens Gayoso Júnior (PT), ex-prefeito de Ribeirão Bonito, foi cassado pela câmara por 2/3 dos votos dos 9 representantes do poder legislativo da cidade, em sessão extraordinária realizada na última terça-feira, 4 de março. Rubinho, respondeu a processo na Comissão de Investigação do legislativo formada pelos vereadores: Moacyr Nunes da Silva (PSB), Aparecido Donizete Galhardo (PSB) e Domingos Martins Cirqueira (PT).

A comissão analisou durante 89 dias a denúncia protocolada na Câmara pela Amarribo e mais 156 eleitores da cidade, com fortes indícios de irregularidades em contrato firmado entre a Prefeitura de Ribeirão Bonito e o Jornal Primeira Página de São Carlos. Ficou provado pela CP que o prefeito Rubinho se utilizou de espaço no jornal para propaganda pessoal e de sua administração, pagos com dinheiro público.

O relatório produzido pela Comissão de Investigação, detalhou os atos de Improbidade Administrativa cometidos pelo prefeito Gayoso. Ao final do relatório, seu relator, vereador Moacy, pediu a cassação do prefeito. Os outros dois membros também assinaram o relatório.

Ao ser colocado em plenário para apreciação e votação dos 8 representantes do legislativo presentes à sessão, seis vereadores votaram pelo afastamento do prefeito: Aparecido Donizete Galhardo (PSB), Moacyr Nunes da Silva (PSB), José Eraldo Chiavoloni (PMN), Marcelino dos Santos Palone (PSB), Eduardo Antonio Doimo (PT) e Francisco José Campaner.

A favor do prefeito ficaram os vereadores Domingos Martins Cirqueira (PT)e José Geraldo Izidoro Filho (PT). O vereador Florisvaldo Barbosa do Carmo (PT) não compareceu à sessão.

Uma grande incoerência: o vereador Domingos Martins Cirqueira (PT), assinou o relatório pedindo a cassação, na hora de votar foi contra o próprio relatório que havia assinado.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Marcelino dos Santos Palone, conduziu com muita habilidade a sessão. Às 11:37h, anunciou a cassação do prefeito Rubens Gayoso Junior, convocando o vice- prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga, para assumir o cargo de chefe do executivo no primeiro dia útil, ou seja, dia 6 de março, uma vez que dia 5 de março, quinta-feira, foi feriado na cidade em virtude de seus 118 anos de emancipação política.

A população acompanhou até o momento da votação final que afastou o prefeito do cargo eletivo.
Abraços, gritos e muitos rojões, esse foi o desfecho da noite, em que ficará marcada na história de Ribeirão Bonito.

Mais uma vez, a população com o apoio da Amarribo cassa um político, através de seus representantes, os vereadores, do posto de comando do executivo. O primeiro deles foi Antonio Sergio Mello Buzzá (PMDB) em 2002.

O atual presidente da Amarribo Josmar Verillo, disse, que é assim que funciona a democracia, quando percebe que o político não corresponde dignamente com o cargo que ocupa, o povo tira.

 

 

 

Compartilhe este artigo