Nossa São Paulo mobiliza sociedade para aprovar projeto de plano de metas

 

O Movimento Nossa São Paulo convida toda a sociedade a acompanhar a sessão plenária do dia 19 de fevereiro, às 15h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, nº 100). Está na pauta para votação em segundo turno o projeto 008/07, que compromete os sucessivos prefeitos a apresentarem um programa detalhado de governo com metas claras e prestação de contas semestral. Para tornar definitiva a mudança na Lei Orgânica do município, o projeto precisa ser aprovado por um mínimo de 38 vereadores (de um total de 55) em segunda votação. Por ser tratar de uma emenda à Lei Orgânica, não é necessária a sanção do prefeito.


Na última terça-feira (12/2), 42 vereadores em plenário aprovaram o texto por unanimidade , resultado de intensa articulação do Movimento com as lideranças da Câmara nos últimos seis meses. De autoria do advogado Paulo Lomar, o texto é assinado pelas mais de 400 organizações que integram o Movimento Nossa São Paulo, que é totalmente apartidário.

As organizações integrantes do Movimento estão se mobilizando para conseguir o apoio dos vereadores na segunda votação. Ana Moser, consagrada jogadora do vôlei brasileiro, faz parte da organização Atletas pela Cidadania."Este mecanismo legal é o grande diferencial, o início para uma nova cultura democrática e participativa na cidade de São Paulo, e exemplo para o Brasil", enfatiza Ana Moser.

Padre Jaime Crowe, da Sociedade Santos Mártires e do Fórum Social Zona Sul vai acompanhar pessoalmente a votação no dia 19. Segundo ele, "a lei é importante porque compromete o governo a assumir com seriedade a cidade e porque protege a população contra a corrupção e o desvio de verbas."


Saiba mais:

O projeto prevê a apresentação do plano detalhado dos próximos prefeitos de São Paulo – eleitos ou reeleitos – em até 90 dias após a posse, para a cidade e para cada uma das subprefeituras, compatível com o programa eleitoral e baseado em indicadores, metas e prestação de contas anuais.

O objetivo é promover maior compatibilidade entre os programas eleitorais e os programas do prefeito eleito, valorizando e qualificando o debate eleitoral e o exercício do voto, e também:

• Permitir à população de São Paulo a avaliação e o acompanhamento das ações, obras, programas e serviços realizados pelo Poder Executivo Municipal durante cada mandato do Prefeito Municipal.

• Aperfeiçoar a eficiência da gestão pública municipal, que passará a trabalhar com indicadores e metas a serem atingidas no final de cada gestão, a exemplo da prática de excelência de grandes organizações públicas e privadas de sucesso;

• Permitir maior continuidade nas políticas públicas bem sucedidas;

• Melhorar a gestão e a qualidade dos gestores das políticas públicas, já que estarão comprometidos com o cumprimento das metas;

• Melhorar a qualidade dos indicadores e dos instrumentos de avaliação e acompanhamento das políticas públicas;

• Promover e aprofundar a democracia participativa;

• Adaptar para a realidade da cidade de São Paulo projetos de conteúdo semelhante que foram essenciais em casos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável urbano. Um dos mais exemplares é o da cidade de Bogotá, na Colômbia.

Leia a íntegra do Projeto de Emenda à Lei Orgânica PLO nº08/07

 

 

Compartilhe este artigo